A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Famosos

Justiça anula ação de Andressa Urach e valida doações milionárias feitas pela influenciadora à Igreja Universal

Juíza considerou que as doações foram realizadas de forma consciente; Urach afirma que vai recorrer da decisão.

Por Hugo Guimarães

27/08/2025 às 13:41 - Atualizado em 27/08/2025 às 13:42

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Notícias de Famosos – A Justiça do Rio Grande do Sul rejeitou a ação movida por Andressa Urach para reaver R$ 2.040.042, valor que, segundo a influenciadora, foi doado à Igreja Universal do Reino de Deus durante um período de fragilidade emocional.

PUBLICIDADE

A decisão, assinada pela juíza Karen Bertoncello, da 13ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, aponta que não há comprovação de que as doações tenham ocorrido sob “submissão cega e coagida”. A magistrada considerou que a adesão à doutrina da igreja se deu de forma “consciente e convicta” durante mais de cinco anos.

“O eventual arrependimento posterior, motivado por uma mudança de fé ou por dificuldades financeiras supervenientes, não tem o poder de retroagir para invalidar atos jurídicos perfeitos, praticados de forma livre e consciente no passado”, escreveu a juíza.

A Igreja Universal pediu o arquivamento da ação, citando a liberdade religiosa, o caráter voluntário das doações, a plena capacidade da autora e a inexistência de dano ou nexo causal.

Além de negar a devolução do valor, a Justiça condenou Andressa Urach a pagar 10% do valor da causa em honorários advocatícios.

Por meio das redes sociais, Urach afirmou que irá recorrer: “Tomei conhecimento hoje da decisão, mas sigo firme: meu processo ainda está em fase de embargos e eu vou recorrer até a última instância”.

PUBLICIDADE

Ela também classificou o resultado como uma grande “injustiça”. “É uma grande injustiça ver que mudanças de juízes aconteceram no meu caso e que pontos importantes não foram avaliados, como as testemunhas que confirmaram meu prejuízo e o fato das doações terem sido feitas sem instrumento público”, declarou.

“Eu não vou me calar diante do que chamo de estelionato da fé. Dou voz a tantas pessoas que passam ou já passaram pelo mesmo, mas não tiveram forças para lutar”, finalizou a influenciadora.

Leia mais: Vídeo: Andressa Urach visita igreja e conta testemunho:;Jesus escolheu os loucos

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta em Manaus

Evento reúne dezenas de grupos culturais, tem entrada gratuita e segue até o dia 20 de junho no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

há 34 minutos

Polícia

Professora nota comportamento atípico de aluna e ajuda a desvendar estupro em Parintins

Investigação iniciada em 2022 resultou na prisão de um homem de 41 anos; crime de estupro de vulnerável ocorreu durante o Natal de 2021

há 40 minutos

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 9 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 9 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 10 horas