Famosos

Famosos


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Morre a atriz e comediante Berta Loran, aos 99 anos

A veterana das telinhas, que completaria um centenário em março do próximo ano, estava em um hospital particular da zona sul do Rio.

29/09/2025 às 10:05 - Atualizado em 29/09/2025 às 10:06

A atriz Berta Loran morreu na noite deste domingo, 28. A veterana completaria seu centenário em março. Ela estava internada no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Em nota, a assessoria do centro de saúde confirmou a morte, mas disse que não está autorizada a divulgar a causa.

PUBLICIDADE

Berta nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1926. Chegou ao Brasil aos 9 anos de idade, fugida da perseguição nazista aos judeus na Europa. Ela se naturalizou brasileira em 1957.

Carreira

O início da carreira como atriz e comediante se deu em clubes da comunidade judaica. Estreou no cinema em 1955, no filme Sinfonia Carioca, de Watson Macedo. Depois de uma carreira consolidada no cinema e no teatro, Berta foi chamada para compor o elenco do programa Espetáculos Tonelux, na extinta TV Tupi.

A convite de Boni, entra para a TV Globo em 1966, para o programa Bairro Feliz, dirigido por Max Nunes (1922-2014) e Haroldo Barbosa (1915-1979). Na emissora, tem uma longa carreira, fazendo parte de elencos que construíram a história da televisão brasileira, como Balança Mas Não Cai (1968), Faça Humor, Não Faça Guerra (entre 1970 e 1973), Satiricon (1974-1975), Planeta dos Homens (1976-1982) e Viva o Gordo (1981).

A partir de 1991, passa a participar sistematicamente dos programas de Chico Anysio, em especial da Escolinha do Professor Raimundo, onde interpretava a imigrante portuguesa Manuela D’Além Mar. A atriz voltou à Escolinha na segunda versão do programa, em 2001, interpretando a judia Sara Rebeca. Volta, pela terceira vez à Escolinha, com a personagem Maria, novamente uma portuguesa, que contracenava com Manuel, vivido por Agildo Ribeiro.

Sua última atuação na televisão foi em A Dona do Pedaço, de 2009 Na trama de Walcyr Carrasco, Berta fez uma participação como Dinorá Macondo, mãe do personagem Juninho, vivido por Marco Nanini.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Jovem que morreu em acidente saiu de casa para comprar pão em Manaus

Família acompanhou a cena da tragédia.

há 6 minutos

Polícia

Seis pessoas são presas após jovem ser encontrado amarrado e torturado em Maués

Vítima de 23 anos foi localizada presa a um coqueiro após vizinhos ouvirem pedidos de socorro. Seis pessoas foram presas em flagrante em Maués.

há 24 minutos

Brasil

Banco Master consultou escritório da família de Alexandre de Moraes sobre captação de fundos de previdência

Parecer jurídico apontou que a instituição podia captar recursos de fundos previdenciários, mas alertou para riscos de corrupção.

há 28 minutos

Manaus

Mulher chora e se deita ao lado do corpo de marido morto após acidente em Manaus

Jovem morreu após colidir a motocicleta contra uma Fiat Strada na Rua Nova Esperança, no bairro João Paulo. A cena de desespero da família emocionou quem acompanhava a ocorrência.

há 35 minutos

Polícia

Vídeo mostra últimos momentos de homem antes de execução no Distrito Industrial II em Manaus

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a vítima sob coação antes do homicídio. Polícia Civil deve analisar o conteúdo durante as investigações.

há 37 minutos