Braga faz manobra contra projeto que fixa piso salarial para enfermeiros e categoria promete descontar nas urnas

O senador apresentou pedido para retirar requerimento de urgência sobre votação de projeto que garante o piso salarial da categoria.

Redação AM POST

O senador Eduardo Braga, que é líder do MDB no Senado, apresentou pedido para retirar requerimento de urgência do Projeto de Lei 2564/2020 de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE-ES) que estabelece o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, incluindo ainda parteiras da rede pública e privada.

Continua depois da Publicidade

O parlamentar está sendo duramente criticado nas redes sociais pela categoria que vê a atitude como um boicote mesmo o político tendo declarado no último mês, após muita pressão, voto favorável ao projeto. O requerimento de retirada assinado por Eduardo Braga foi acatado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), que considerou prejudicado o RQS 1527 por, segundo ele, não ser compatível com o rito de sessões remotas, porém, prometeu levar o assunto para a reunião de líderes marcada para sexta-feira (21/05).

Vale destacar que o senador é pontado como pré-candidato ao Governo do Amazonas nas eleições de 2022 e nas redes sociais a categoria prometeu revidar nas urnas.

Eduardo Braga se defendeu nas redes sociais dizendo que o requerimento foi protocolado de forma errada. “Amigos enfermeiros, vamos esclarecer as coisas: estou com vocês e pedi urgência na apreciação do seu pleito. Minha primeira adesão ao requerimento foi, equivocadamente protocolada como Líder, quando não poderia ter sido feito dessa forma, portanto foi retirada e protocolada novamente. Tudo já está devidamente resolvido. Contem comigo!”, escreveu ele.

Continua depois da Publicidade

No entanto, segundo o ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Marcos Wesley, a ação do senador não adianta muito pois o documento sendo encaminhado pelo Presidente do Senado para publicação, encerra a tramitação do requerimento de urgência do PL 2564.

“Seu requerimento sendo encaminhado pelo Presidente para publicação, encerra a tramitação do requerimento de URGÊNCIA do PL 2564. Resumindo, o presidente Rodrigo Pacheco encerrou a tramitação do requerimento de urgência do PL 2564/20 (RQS1527) acatando e encaminhando à publicação o requerimento de retirada assinado pelo senador Eduardo Braga (RQS1541)”, disse Marcos.

Continua depois da Publicidade