Fatos e Versões

Fatos e Versões


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

David Almeida é o único ex-governador interino do Brasil a ter seguranças e assessores pagos pelo Estado, diz deputado

Governador por quatro meses o político desfrutará do benefício pelo resto da vida com custeio do Estado.

Por Natan AMPOST

03/11/2020 às 13:50 - Atualizado em 07/11/2020 às 12:02

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O candidato a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que foi governador interino do Amazonas por quatro meses em 2017, usufrui do benefício de uma lei sancionada na calada da noite pelo também ex-governador Amazonino Mendes, quando faltavam quatro dias para o fim do seu último mandato, em 27 de dezembro de 2018, e garante três assessores e sete policiais militares pagos pelo Estado a cada ex-chefe do executivo.

O deputado Felipe Souza (Patriota) denunciou o caso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (3) e afirmou que David Almeida é o único governador interino do Brasil a desfrutar desse benefício mesmo não sendo escolhido pelo povo para estar no cargo e o ocupando por pouco tempo. Ele também lembrou que o político era presidente da casa e no final de seu mandato colocou em votação o projeto que iria lhe favorecer.

“No final de seu mandato ele (David Almeida) colocou em votação um projeto em benefício próprio, para o povo pagar, projeto que dá a ele 10 servidores pagos com dinheiro da população do Amazonas para lhe beneficiar para o resto da sua vida”, disparou o parlamentar.

Conforme a lei, os servidores civis pertencerão ao quadro de funcionários da Casa Civil e exercerão o cargo em comissão de Assessor Técnico. Já os militares serão designados por ato do chefe da Casa Militar, “acatando a designação” do ex-governador.

PUBLICIDADE

De acordo com o Portal da Transparência, os salários dos assessores dos ex-governadores variam entre R$ 8,5 mil e R$ 9,4 mil.

“Muitas vezes o remédio que falta no hospital, a merenda que falta na escola vai para este tipo de desvio legalizado dos recursos públicos. São esses tipos de políticos que fazem mau uso dos recursos da população”, disse o deputado.

Ainda segundo Felipe Souza, o procurador-geral da República, Augusto Aras, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo a derrubada dessa lei.

Confira:

Meu pronunciamento no dia de hoje a respeito da imoralidade de ex governadores, incluindo David Almeida, de ter a seu dispor 10 assessores pelo resto da vida, pagos com dinheiro da população.

Posted by Felipe Souza II on Tuesday, November 3, 2020

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Alcolumbre pauta MP do Frete após acordo entre governo e oposição; votação ocorre nesta terça

Medida provisória que altera regras do transporte rodoviário de cargas será analisada pelo Senado antes de perder a validade.

há 3 minutos

Eleições 2026

Direto ao Ponto representa o Amazonas em reunião do TSE sobre regras para pesquisas eleitorais

Único instituto da Região Norte convidado, Direto ao Ponto participou de debate com o presidente do TSE e apresentou propostas para aperfeiçoar a legislação das pesquisas eleitorais.

há 4 minutos

Manaus

Jovem que morreu em acidente saiu de casa para comprar pão em Manaus

Família acompanhou a cena da tragédia.

há 12 minutos

Polícia

Seis pessoas são presas após jovem ser encontrado amarrado e torturado em Maués

Vítima de 23 anos foi localizada presa a um coqueiro após vizinhos ouvirem pedidos de socorro. Seis pessoas foram presas em flagrante em Maués.

há 30 minutos

Brasil

Banco Master consultou escritório da família de Alexandre de Moraes sobre captação de fundos de previdência

Parecer jurídico apontou que a instituição podia captar recursos de fundos previdenciários, mas alertou para riscos de corrupção.

há 34 minutos