A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

David Almeida é o único ex-governador interino do Brasil a ter seguranças e assessores pagos pelo Estado, diz deputado

Governador por quatro meses o político desfrutará do benefício pelo resto da vida com custeio do Estado.

Por Natan AMPOST

03/11/2020 às 13:50 - Atualizado em 07/11/2020 às 12:02

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O candidato a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que foi governador interino do Amazonas por quatro meses em 2017, usufrui do benefício de uma lei sancionada na calada da noite pelo também ex-governador Amazonino Mendes, quando faltavam quatro dias para o fim do seu último mandato, em 27 de dezembro de 2018, e garante três assessores e sete policiais militares pagos pelo Estado a cada ex-chefe do executivo.

O deputado Felipe Souza (Patriota) denunciou o caso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (3) e afirmou que David Almeida é o único governador interino do Brasil a desfrutar desse benefício mesmo não sendo escolhido pelo povo para estar no cargo e o ocupando por pouco tempo. Ele também lembrou que o político era presidente da casa e no final de seu mandato colocou em votação o projeto que iria lhe favorecer.

“No final de seu mandato ele (David Almeida) colocou em votação um projeto em benefício próprio, para o povo pagar, projeto que dá a ele 10 servidores pagos com dinheiro da população do Amazonas para lhe beneficiar para o resto da sua vida”, disparou o parlamentar.

Conforme a lei, os servidores civis pertencerão ao quadro de funcionários da Casa Civil e exercerão o cargo em comissão de Assessor Técnico. Já os militares serão designados por ato do chefe da Casa Militar, “acatando a designação” do ex-governador.

PUBLICIDADE

De acordo com o Portal da Transparência, os salários dos assessores dos ex-governadores variam entre R$ 8,5 mil e R$ 9,4 mil.

“Muitas vezes o remédio que falta no hospital, a merenda que falta na escola vai para este tipo de desvio legalizado dos recursos públicos. São esses tipos de políticos que fazem mau uso dos recursos da população”, disse o deputado.

Ainda segundo Felipe Souza, o procurador-geral da República, Augusto Aras, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo a derrubada dessa lei.

Confira:

Meu pronunciamento no dia de hoje a respeito da imoralidade de ex governadores, incluindo David Almeida, de ter a seu dispor 10 assessores pelo resto da vida, pagos com dinheiro da população.

Posted by Felipe Souza II on Tuesday, November 3, 2020

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 14 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 23 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 35 minutos

Eleições 2026

Autoritária: Maria do Carmo se enfurece e emite nota de ameaça a correligionários do PL

Nota divulgada pela empresária expõe o clima de tensão dentro do PL Amazonas e amplia o desgaste entre aliados.

há 37 minutos

Polícia

Homem é baleado na mão em tentativa de homicídio na zona norte de Manaus

Caso ocorreu no bairro Cidade Nova e vítima foi levada ao Hospital Platão Araújo.

há 1 hora