O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

Eduardo Braga vem perdendo eleitores no AM desde 2010, apontam dados do TSE

O político enfrenta uma barreira de rejeição muito forte entre os eleitores devido seu discurso sem novidades e sua imagem já desgastada.

Por Natan AMPOST

04/10/2022 às 14:28

Redação AM POST

O senador Eduardo Braga (MDB), candidato ao governo do Amazonas no segundo turno, vem perdendo eleitores desde 2010, quando alcançou o primeiro mandato de senador após dois mandatos como governador do estado. A informação é do site Amazônia Plural que fez levantamento de dados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PUBLICIDADE

Em 2006, quando foi eleito para seu segundo mandato de governador do Amazonas, Braga recebeu 50,63% dos votos válidos, ou, 687.912 dos 1.358.613, à época. Já em 2010, quando alcançou o primeiro mandato de senador após dois mandatos como chefe do Executivo, o político atraiu a preferência de 845.414 eleitores, em um universo de 1.982.047 pessoas que compareceram às urnas, o equivalente a 42% dos votos válidos.

O político enfrenta uma barreira de rejeição muito forte entre os eleitores devido seu discurso sem novidades e sua imagem já desgastada, uma vez que teve o nome citado em investigações da Justiça Federal.

Oito anos depois, nas eleições gerais de 2018, Braga foi reeleito ao Senado com 607.282 votos, o correspondente a 18,46% dos 3.292.236 votos válidos contabilizados pelos candidatos ao Senado no Amazonas, aponta a Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

O número total de votos neste ano foi maior para senador, uma vez que foram colocadas à disposição do eleitorado, duas vagas para senador e não uma.

Se fosse considerado o eleitorado que compareceu às urnas nesse pleito específico, que somou 1957418, segundo o TSE, o percentual de votos no senador seria de 31%, ou, 11 pontos percentuais a menos que na eleição anterior.

PUBLICIDADE

Nas eleições deste ano, segundo dados preliminares do TSE, divulgados após a apuração de 99,99% das seções no Estado, o governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), obteve 42,82% dos votos, o equivalente a 819.593, mais que o dobro de Eduardo Braga, que registrou 20,99% dos votos válidos, ou, 401.815, menos da metade dos votos recebidos por ele para o senado em 2010 e 205 mil votos a menos do que os de 2018.

O governador obteve maioria de votos no primeiro turno, em pelo menos oito municípios cujos prefeitos apoiam a candidatura de seu oponente nas urnas.

PUBLICIDADE

Os candidatos disputarão o cargo de chefe do Executivo estadual em segundo turno, que ocorre no dia 30 deste mês.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao acordo e receber ressarcimento

Aposentados devem acessar aplicativo ou ir aos Correios para aderir ao acordo e garantir reembolso a partir de 24 de julho.

há 10 minutos

Brasil

Advogado diz que vai acionar a OAB contra Moraes por corte de microfone durante audiência no STF

A situação ocorreu durante o depoimento do general G. Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

há 29 minutos

Política

Frigoríficos do Brasil suspendem produção de carne para os EUA após tarifa de 50%

Exportadores brasileiros alertam para prejuízos milionários com taxação anunciada pelo governo norte-americano

há 30 minutos

Polícia

“Talquinho” é preso após anos foragido da Justiça em Manaus

Márcio Vasconcelos, conhecido como “Talquinho”, havia sido preso em 2014 por tráfico de drogas.

há 37 minutos

Cinema

Stranger Things 5 | Vecna aparece no trailer da temporada final da série

Última temporada chega em três partes entre novembro e dezembro, encerrando a saga dos heróis de Hawkins

há 40 minutos