A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

Ex-governadores do Amazonas são responsáveis pela atual crise no sistema de saúde do Estado

Os caciques ficaram 16 anos no poder e não fizeram investimentos suficientes na Saúde do Amazonas.

Por Natan AMPOST

23/02/2021 às 11:39 - Atualizado em 23/02/2021 às 15:57

Redação AM POST*

A crise no Sistema de Saúde do Amazonas é uma consequência de anos de má gestão pública. Com a pandemia do novo Coronavírus os danos causados pela ineficiência das Administração passadas da coisa pública e pela corrupção se refletiu nos graves problemas estruturais que assolam o Estado. Há colapso no atendimento dos hospitais de Manaus, onde, além da ausência de leitos para pacientes graves, faltam cilindros de oxigênio para os internados com a doença.   

PUBLICIDADE

O Amazonas teve que transferir pacientes para outros estados e o Distrito Federal pela falta de insumos básicos.

Entre os anos de 2003 e 2019 os os ex-governadores, Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD), José Melo e Amazonino Mendes (Podemos), tiveram ‘em mãos’ mais de R$ 28,5 bilhões para investir na área da Saúde mas não aplicaram devidamente o recurso e isso se refletiu no período pandêmico do estado. A informação consta no portal da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) (CLIQUE AQUI).

Além de não suprir a rede pública de saúde do interior do Estado com nenhuma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) instalada, o cenário da pandemia – com a necessidade de instalações de hospitais de campanha – demonstraram que os ex-gestores não ampliaram, consideravelmente, a rede hospitalar pública da capital. Nos últimos anos também não houve uma ampliação considerável no número de leitos de UTIs instalados na capital, com os números evolutivos estagnados.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde em dezembro de 2009, havia 202 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo instalados em Manaus, e 10 anos depois, em dezembro de 2019, 364 leitos, o que revela uma ampliação, em uma década, de apenas 162 leitos a mais. Somente em dezembro de 2020, durante a pandemia, que o número aumentou para 536 leitos de UTI à disposição da população.

PUBLICIDADE

Se observados os grandes hospitais da rede pública que estão, hoje, atendendo e tratando os casos graves de covid-19 em Manaus, nota-se que o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto foi inaugurado em 1986 pelo então governador Gilberto Mestrinho; outro hospital de referência que atende, hoje, casos graves da Covid-19 na capital, é o Hospital Delphina Rinaldo Abdel Aziz, que teve sua primeira fase inaugurado 20 anos depois pelo então governador José Melo.

Braga quer intervenção federal
O atual senador Eduardo Braga, que teve R$ 9,4 bilhões para investir em Saúde em seus dois mandatos como governador, pediu intervenção federal no Amazonas em razão da crise na saúde alegando ineficiência por parte da atual gestão do governo do Estado para conter o avanço da pandemia.

“Venho em nome do povo amazonense, pedir a Vossa Excelência que decrete intervenção federal no Estado do Amazonas em face da caótica situação de desorganização e calamidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19, com grave comprometimento da ordem pública e de direitos fundamentais do povo amazonense, especialmente no que se refere a sua capital, Manaus”, escreveu o senador em um trecho de ofício enviado ao presidente Jair Bolsonaro.

Segundo site da SES-AM, em seu primeiro ano como governador (2003), Eduardo Braga administrou na pasta da Saúde R$ 740.732.134,68; no segundo ano (2004), R$ 884.731.376; no terceiro ano (2005), R$ 1.016.537.229; no quarto ano (2006), R$ 1.098.139.504; no quinto ano (2007), R$ 1.225.904.747, no sexto ano (2008), R$ 1.206.872.025; no sétimo ano (2009), R$ 1.591.672.061 e no oitavo ano de mandato (2010), R$ 1.705.030.986,81. Porém, não equipou o interior do Estado com leitos de UTI.

*Com informações do Portal O Poder

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 7 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 8 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 8 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 8 horas