O ex-vice governador do Amazonas Henrique Oliveira (SD) foi absolvido nessa quinta-feira (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e já está apto a se candidatar nas próximas eleições. Ele havia sido condenado a oito anos de inelegibilidade pela prática de abuso de poder, cometida no pleito de 2014, em ação de investigação judicial eleitoral (Aije) ajuizada pela Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (PRE/AM).
PUBLICIDADE
A corte do tribunal julgou improcedente acusação contra Henrique Oliveira sob alegação de que ele na época, era deputado federal e não poderia interferir no comando da PM.
A sentença do dia 12 de fevereiro deste ano condenou também o ex-governador do Amazonas José Melo, o ex-deputado estadual Platiny Soares e os coronéis da Polícia Militar Aroldo Ribeiro e Eliézio Almeida.
A ação denunciou o uso sistemático de aparato físico e de pessoal da Polícia Militar com o propósito de favorecer a candidatura de José Melo ao governo do Estado e também em benefício do então candidato a deputado estadual Platiny Soares.