Fatos e Versões

Fatos e Versões


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Hiram Nicolau, Isaac Tayah e David Reis são os vereadores mais faltosos da CMM

Tayah lidera o ranking com 35 faltas, em seguida vem David Reis com 22 e em terceiro lugar Hiram com 20 faltas.

Por Natan AMPOST

10/01/2018 às 15:35 - Atualizado em 11/01/2018 às 16:05

Dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), os parlamentares Isaac Tayah (PSDC), David Reis (PV) e Hiram Nicolau (PSD) aparecem com o maior número de faltas nas reuniões ordinárias realizadas na casa legislativa durante o ano passado. Os dados estão disponíveis na área de transparência do site da CMM.

PUBLICIDADE

Em 2017, a CMM realizou 125 sessões ordinárias. As reuniões são realizadas sempre de segunda a quarta-feira. Às quintas e sextas-feiras, os vereadores se reúnem nas Comissões Técnicas da Casa, que são grupos de trabalho específicos voltados para áreas de interesse da sociedade. O mês de maio e agosto contou com mais sessões, foram 14 em cada.

O vereador Isaac Tayah possui 35 faltas justificadas. A maioria por “força maior” e sete delas com a apresentação de atestado médico. Isaac compareceu a 90 sessões ordinárias. A reportagem tentou entrar em contato com o parlamentar, mas não obteve retorno.

Em segundo lugar entre os mais faltosos está o vereador David Reis, com 22 faltas. Ele afirma que as ausências não impactaram a sua atuação na casa legislativa. “Estávamos justamente em compromissos que não poderiam ser adiados. […] São faltas justificadas, de forma que eu não poderia adiar e os compromissos oficiais que a gente tem. […]”.

Ele destacou que entre as faltas registradas estão o período em que ficou de licença por conta uma cirurgia de hérnia e a presença em compromissos oficiais. “Eu tive audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Teve um dia que eu estava em Brasília, num evento sobre águas. Outro dia estava na Câmara Municipal de Salvador”, disse.

PUBLICIDADE

O vereador Hiram Nicolau teve 20 faltas dentro do período legislativo. As faltas do dias 7 e o 8 de março e também do dia 13 de dezembro não foram justificadas. As demais apresentam a justificativa de força maior.

“Minha atuação na CMM é muito clara, os momentos em que justifico ausência é quando tenho algum compromisso fora da CMM no momento do plenário, em nenhum dia fui na CMM, peguei presença e fui embora. Quando tenho algum compromisso (alguma reunião ou atendimento externo) prefiro faltar e justificar do que ir lá, dar presença e fugir do plenário”, afirmou o vereador.

Sobre as ausências não justificadas, Hiram afirma que trata-se de compromissos pessoais. “Desde meu 1º ano de mandato, sempre que estou em alguma atividade pessoal e falto, mando para a presidência ofício comunicando e pedindo o desconto em meus vencimentos”, destacou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manifestação contra violência

Virada Feminina reúne mais de 500 mulheres em caminhada contra violência e feminicídio em Manaus

Caminhada da Vida mobilizou a Zona Leste de Manaus nesta sexta-feira (7) e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha.

há 2 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 23 minutos

Manaus

Trabalhadores da Magiclean denunciam falta de pagamento de adicional de insalubridade em Manaus

Funcionários denunciam que realizam limpeza de banheiros coletivos e recolhimento de lixo sanitário em fábricas do Distrito Industrial sem receber o adicional.

há 38 minutos

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 1 hora