Fatos e Versões

Fatos e Versões


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Josué Neto diz que concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao ministro Lewandowski foi por defesa a ZFM

O deputado explicou que foi uma forma de agradecimento ao ministro por ter defendido o modelo ZFM e garantido empregos para mais de 80 famílias das fábricas do distrito industrial.

Por Natan AMPOST

21/09/2019 às 14:01 - Atualizado em 21/09/2019 às 18:19

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa (Aleam), deputado Josué Neto, rebateu críticas que afirmou vir recebendo por ter dado em maio deste ano o Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowisk. O parlamentar gravou vídeo em que explica que o magistrado é um defensor do modelo de desenvolvimento Zona Franca de Manaus e votou a favor dela no último dia 25 de abril, em processo que tentava barrar créditos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) às empresas de fora do Amazonas que comprassem produtos da ZFM.

Quando o julgamento estava em empate, com 4 votos contra o modelo ZFM, o ministro Lewandowski proferiu seu voto onde afirmou que “o modelo Zona Franca de Manaus é a mais bem sucedida estratégia de desenvolvimento regional e econômica já implantada no mundo”. Logo após o voto, os ministros Celso de Mello e Dias Tóffoli votaram dando placar de 6 a 4 votos em favor do modelo ZFM.

De acordo com Josué a entrega do Título de Cidadão do Amazonas foi uma forma de agradecimento ao ministro por ter defendido o modelo ZFM e garantido empregos para mais de 80 famílias das fábricas do distrito industrial.

“A nossa articulação e vontade de conceder esse titulo ao ministro Ricardo Lewandowisk foi de dizer: ‘muito obrigado ministro conte com a gente, o senhor esteve do nosso lado, esteve a favor da ZFM e do povo do Amazonas’. Todas as vezes que uma pessoa ajudar o nosso povo terá o meu reconhecimento e o meu carinho”, justificou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

MP-AM recomenda que Prefeitura de Manaquiri adote pregão eletrônico e amplie transparência nas licitações

Ministério Público do Amazonas deu prazo de 30 dias para que o município apresente um cronograma de migração para licitações eletrônicas.

há 11 minutos

Brasil

Anvisa prevê aprovar mais oito canetas emagrecedoras até o fim de 2026

Agência afirma que aumento da oferta deve ampliar a concorrência, reduzir preços e fortalecer o combate ao mercado irregular desses medicamentos.

há 33 minutos

Reprovação em massa

TSE recebe lista do TCU com mais de 6,1 mil gestores que tiveram contas rejeitadas

Relação será utilizada pela Justiça Eleitoral na análise dos registros de candidatura, mas inclusão na lista não significa inelegibilidade automática.

há 45 minutos

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 1 hora

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 1 hora