O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

Primeira-dama do Amazonas prestigia Campanha

Ação iniciou com panfletagem, bandeiraços e flash mob em sete pontos de Manaus.

Por Hugo Guimarães

16/05/2015 às 20:19 - Atualizado em 09/04/2016 às 12:15

A primeira-dama do Amazonas, Edilene Gomes de Oliveira, participou na manhã deste sábado, dia 16 de maio, do lançamento da 14ª Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o tema “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”. No Amazonas, a ação iniciou com panfletagem, bandeiraços e flash mob (dança sincronizada) em sete pontos de Manaus.

“Visitamos vários pontos da cidade para conferir o trabalho de mobilização nas ruas, junto à população. Queremos chamar a atenção para a importância de denunciar. Só por meio do Disque 100 poderemos combater esse tipo de crime que afeta as crianças e os adolescentes”, afirmou Edilene Oliveira. Ao lado da secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Graça Prola, a primeira-dama percorreu os pontos de mobilização, iniciando na avenida André Araújo com a avenida Humberto Calderaro, zona centro-sul, finalizando na Bola do Produtor, zona leste de Manaus.

PUBLICIDADE

Até o dia 19 de maio a campanha também promoverá caminhadas pela cidade, com destaque para o “Dia D”, no dia 18, quando haverá grande caminhada no centro de Manaus com a participação da primeira-dama e do governador do Amazonas, José Melo.

Criado conforme a Lei Federal nº 9.970 de 18 de Maio de 2000, quando foi instituído o dia nacional da campanha para sensibilizar a sociedade sobre o problema, o Governo do Estado também aderiu à ação que, neste ano, acontece em parceria com as Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas), de Educação (Seduc), Fundo de Promoção Social (PFS), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Comitê Estadual de Enfrentamento Sexual contra Crianças e Adolescentes, além de várias organizações não governamentais.

Neste sábado, dia 17 de maio, acontece um ato unificado sobre o tema e contra a redução da maioridade penal, no calçadão da Ponta Negra com várias atividades de conscientização à população. A agenda do dia “D” (18 de maio) será das 8h às 10h, no Centro de Manaus, com uma caminhada que sairá do Parque Senador Jefferson Péres e irá até o Mercado Adolpho Lisboa. Para encerrar a programação uma outra caminhada será realizada nos arredores da Bola do Produtor.

PUBLICIDADE

A campanha acontece anualmente, é permanente e tem caráter educativo. “Informar a população é muito importante. Uma sociedade informada sobre a violência contra nossas crianças e adolescentes deve se unir para combater esse crime e o combate deve ser diário. Uma das formas é denunciar pelo Disque 100, por exemplo”, enfatiza a titular da Sejusc, Graça Prola.

Números – De janeiro a abril desse ano foram registrados em Manaus, 324 casos de violência sexual, sendo 26 do sexo masculino e 298 do sexo feminino, de acordo com dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). No mesmo período de 2014, os números apontam 305 casos, sendo 39 do sexo masculino e 266 do sexo feminino.

PUBLICIDADE

Estupro, tentativa de estupro, importunação ofensiva ao pudor, corrupção de menores e favorecimento da prostituição são os crimes de maior incidência e demonstram que ainda ocorrem com mais frequência no âmbito doméstico, tendo como agressor algum familiar da vítima. “Romper este ciclo de violência, ainda constitui um grande desafio, por isso temos que ficar atentos”, informa Graça.

_JOE0578

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Vídeo: Deputado propõe fechamento de “adegas” em Manaus

Parlamentar afirma que os eventos promovem criminalidade e tráfico de drogas.

há 4 minutos

Mundo

Veja como ficou corpo de brasileira que caiu em trilha na Indonésia

O momento do resgate foi divulgado pela BBC News Indonesia.

há 19 minutos

Mundo

Irã declara fim da guerra com Israel após 12 dias de conflito

Cessar-fogo foi anunciado com mediação dos EUA e Catar; espaço aéreo iraniano começa a ser reaberto gradualmente.

há 1 hora

Amazonas

Amazonas lidera redução de feminicídios e registra a menor taxa do país em 2025, aponta MJSP

A delegada Marília Campello, coordenadora do NFC, destacou que o núcleo, criado em 2020, permitiu maior agilidade nas investigações.

há 1 hora