Vereador de Iranduba é vacinado contra Covid-19

“O fato de ser vereador, não me faz super herói”, disse o parlamentar em nota.

Natan Gaia – Redação AM POST

O vereador de Iranduba, Ney Furtado, foi vacinado contra a Covid-19 em fase prioritária dedicada aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate a doença.

Continua depois da Publicidade

De acordo com moradores do município (distante 19,89 quilômetros de Manaus) que procuraram a reportagem do AM POST para relatar a denúncia, o próprio titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Daniel Barroso, disse em uma postagem no Facebook que aparecerá o nome do parlamentar na lista de vacinados na primeira fase de imunização. O post teria sido apagado após repercussão negativa.

Durante apuração a reportagem teve acesso a uma nota de esclarecimentos do parlamentar informando que ele trabalha há 16 anos como funcionário efetivo, sendo agente operacional de saúde, no Hospital Hilda Freire e que o responsável pela unidade realizou a lista dos servidores a serem vacinados e lhe incluiu. “Para minha surpresa, meu nome estava na lista por ser servidor do hospital e não por ser vereador”, disse.

Em justificativa ele afirma ainda que mesmo tendo ganhado as eleições continua trabalhando na unidade. “Estou continuamente presente no hospital, para cumprir meu ofício diante da sociedade, trabalhando para tentar mitigar os desafios postos a todos nós”, explicou.

Continua depois da Publicidade

Segundo os denunciantes o caso gerou muitas especulações no município sobre a lisura do plano de vacinação destinado a grupos prioritários e todos os questionamentos sobre o ocorrido feitos nas redes sociais da secretaria estão sendo apagados.

“Eles apagam os comentários e bloqueiam quem procura esclarecimentos. Eu não tenho mais detalhes sobre isso justamente porque estão escondendo e omitindo informações”, disse uma moradora do município que não quis se identificar com medo de represálias.

Continua depois da Publicidade

Resposta
A reportagem procurou o secretário Daniel Barroso, por meio de ligação, porém, ele se limitou apenas a dizer que o político se pronunciou nas redes sociais e sem prestar mais esclarecimentos desligou a chamada, não atendendo mais as ligações.

O AM POST também falou com o prefeito do município, Augusto Ferraz (DEM), que disse que não está apar da situação mas o que soube por auto é que o parlamentar trabalharia em um hospital da cidade. O chefe do executivo de Iranduba garantiu que vai apuar o caso a partir da próxima semana, ele também ressaltou a integridade de Daniel Barroso e afirmou que ele não autorizou a vacinação do vereador, atribuindo as especulações a fofocas.

Continua depois da Publicidade