O portal de notícias da Amazônia



Fiscaliza Parlamento

Deputada Joana Darc entra na mira do TCE-AM após destinar emenda de R$ 3,5 milhões para o Amazonas FC

A parlamentar foi convocada a explicar no prazo de 15 dias a destinação da emenda milionária ao time.

  • Por AM POST

  • 26/10/2023 às 17:24

  • Atualizado em 26/10/2023 às 17:30

  • Leitura em dois minutos

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) chamou a deputada estadual Joana Darc (UB) para prestar esclarecimentos acerca de suspeitas de irregularidades na destinação de mais de R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares ao time Amazonas Futebol Clube, no dia 15 de maio deste ano, ocasião, em que o time disputava a Série C do Campeonato Brasileiro. O Tribunal publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE) uma notificação, na qual a parlamentar tem 15 dias para apresentar documentos de defesa.

Vale destacar que o esposo da deputada, o empresário Aldenor Lima, é um dos patrocinadores oficiais do clube, o que levantou dúvidas sobre possível favorecimento ou conflito de interesses na destinação dos recursos. Diante dessas suspeitas, o TCE-AM decidiu notificar Joana Darc para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

PUBLICIDADE

A notificação ocorreu após uma Representação feita pela jornalista Cynthia da Silva Pinheiro, que levantou dúvidas sobre a legalidade das emendas e possíveis consequências financeiras para a parlamentar.

Segundo o relatório apresentado por Cynthia, há indícios de possíveis irregularidades na destinação das emendas parlamentares ao Amazonas Futebol Clube. A jornalista questiona se essa emenda foi utilizada de forma adequada e de acordo com as leis vigentes. Caso sejam comprovadas as irregularidades, a deputada Joana Darc poderá receber sanções financeiras e enfrentar outras consequências legais.

Homenagem
Curiosamente, em meio a notificação do TCE-AM, a deputada prestou hoje (26) homenagem ao clube durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O clube havia vencido a Série C do Brasileirão e conquistado o acesso para a Série B em 2024.

PUBLICIDADE

“O Amazonas FC nasceu com o povo, surgiu da zona leste de Manaus, e abracei desde o início da trajetória do time até hoje, enquanto campeão, pois sempre acreditei que um dia isso se tornaria realidade. A vitória desse time representa o renascimento do futebol amazonense, e isso é histórico, digno de reconhecimento e comemoração”, disse a deputada na Aleam.

Durante a sessão especial, detalhou a criação do projeto Guardiões do Futebol, do Amazonas FC, que tem a missão de atender crianças e jovens entre 7 e 21 anos, com mais de 40 núcleos espalhados por Manaus e também pelo interior do Estado com dinheiros das emendas.

PUBLICIDADE

Estiveram presentes na solenidade a diretoria do time, os jogadores, populares das torcidas organizadas do clube e as crianças do ‘Guardiões do Futebol’, projeto do Amazonas FC.

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank