O portal de notícias da Amazônia



Fiscaliza Parlamento

Vereador Diego Afonso é intimado pelo TRE-AM a prestar contas de campanha eleitoral

Tribunal apontou inconsistências nas contas apresentadas pelo então candidato das eleições de 2022.

  • Por AM POST

  • 19/10/2023 às 15:09

  • Atualizado em 19/10/2023 às 15:41

  • Leitura em dois minutos

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) intimou o vereador Diego Afonso (UB) a prestar contas de sua campanha eleitoral para o cargo de deputado federal no ano passado.

De acordo com publicação do Diário Oficial da Justiça Eleitoral do Amazonas, desta quinta-feira (19), após análise prévia, o órgão técnico responsável expediu um relatório de diligências que apontou inconsistências nas contas apresentadas pelo então candidato, o que levou à sua intimação. Vale ressaltar que Diego Afonso já havia apresentado justificativas e documentos, que foram aprovados com ressalvas anteriormente.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias sobre o Amazonas

Segundo relatório, uma das principais irregularidades apontadas foi a existência de notas fiscais não registradas na prestação de contas. Isso significa que despesas realizadas durante a campanha não foram devidamente comprovadas por meio de notas fiscais regularmente registradas.

“Em relação às despesas com locação de veículos e de imóvel, não foram juntados documentos que comprovem a propriedade dos respectivos locadores sobre os bens locados. Além disso, em relação ao imóvel locado, deve o candidato justificar a contratação, tendo em vista que o mencionado imóvel não foi relacionado no registro de candidatura como comitê de campanha”, diz o TRE.

“No que tange ao gasto com locação de computadores (ID 11528073), não foi juntado o documento fiscal correspondente à locação. Ademais, o montante pago pela locação dos computadores supera, em muitas vezes, o valor patrimonial dos próprios equipamentos, notadamente por se tratar de computadores antigos”, completa.

PUBLICIDADE

Além disso, o relatório também apontou divergências nos dados dos fornecedores em uma das despesas declaradas por Diego Afonso. Essas divergências indicam que pode ter havido informações inconsistentes ou inadequadas fornecidas pelo candidato em relação aos seus fornecedores durante a campanha eleitoral.

Diante das irregularidades apontadas pelo TRE-AM, Diego Afonso deverá apresentar justificativas e documentos para explicar as inconsistências encontradas nas contas de sua campanha eleitoral.

PUBLICIDADE

Diego Afonso afirmou que está com sua defesa pronta e que deve apresentá-la antes do prazo determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

 

PUBLICIDADE

 

 

Redação AM POST*
*Com informações do AM1

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank