A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Guerra no Oriente Médio

Brasil é convidado para reunião no Egito sobre crise em Gaza

Presidência da República enviará representante.

19/10/2023 às 06:26 - Atualizado em 19/10/2023 às 07:34

Guerra em Israel
O governo do Egito convidou o Brasil para participar de uma cúpula com outros países, com o objetivo de discutir a crise humanitária em Gaza. A cúpula acontecerá no Cairo, capital egípcia, neste sábado (21). A informação foi confirmada pela Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma cirurgia no quadril, não poderá comparecer e um representante será enviado em seu lugar, mas o nome ainda não foi anunciado. Outros países árabes, como Jordânia, Catar e Turquia, também são esperados no evento. No entanto, ainda não foi divulgada uma lista oficial dos participantes.

PUBLICIDADE

O foco principal da cúpula no Egito é a crise humanitária em Gaza, um território cercado e sofrendo ataques constantes das forças militares de Israel. O conflito teve início há cerca de uma semana, quando o grupo Hamas lançou uma série de ataques em território israelense. A escalada de violência resultou na morte de centenas de civis e provocou uma resposta intensa por parte de Israel.

O convite ao Brasil para participar da cúpula ocorre após a tentativa do país, que preside atualmente o Conselho de Segurança das Nações Unidas, de aprovar uma resolução sobre o conflito no colegiado. A diplomacia brasileira conseguiu obter amplo apoio para um texto de consenso, no entanto, a oposição dos Estados Unidos, membro permanente do Conselho com direito a veto, impediu a aprovação da resolução.

Veja a mais notícias da guerra no oriente médio

No último fim de semana, o presidente Lula conversou por telefone com o presidente do Egito. Além disso, um avião da Presidência da República já se encontra no país, aguardando autorização para realizar a repatriação de cerca de 30 brasileiros que se encontram em Gaza, próximos à fronteira com o Egito. Até o momento, a travessia da fronteira não foi autorizada.

O convite do governo egípcio ao Brasil para participar da cúpula sobre a guerra em Gaza demonstra o reconhecimento do papel do país na busca de soluções pacíficas e diplomáticas para crises internacionais. A participação brasileira no evento pode contribuir para o diálogo entre as partes envolvidas e para a busca de soluções que garantam a segurança e o bem-estar da população de Gaza. A crise humanitária na região exige a atenção e o envolvimento de toda a comunidade internacional, visando a restauração da paz e o respeito aos direitos humanos. Em momentos como esse, é essencial que os países ajam em conjunto, buscando soluções que promovam a justiça e a paz.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Pablo é atingido por lata durante show na Bahia e pede retirada de homem pela polícia

Cantor não sofreu ferimentos e voltou ao palco após a retirada do suspeito pela Polícia Militar.

há 5 horas

Polícia

Homem morre após passar mal durante caminhada na Lagoa do Japiim em Manaus

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu ainda no local antes de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

há 6 horas

Amazonas

Cubanos superam venezuelanos e lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez

Levantamento aponta crescimento acelerado das solicitações de cidadãos cubanos e revela mudanças no cenário migratório brasileiro.

há 6 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade inaugura nova ponte na Cidade Nova e amplia integração viária em Manaus

Estrutura de concreto armado liga núcleos do bairro e faz parte de programa estadual que prevê novas conexões viárias na capital.

há 6 horas

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 6 horas