Brasileiros que aguardam repatriação podem deixar Gaza amanhã, diz embaixador na Cisjordânia
Grupo será trazido ao Brasil em avião da presidência da República.

Foto: Reuters/Mohammed Salem
Guerra no Oriente Médio – O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse neste domingo (15) esperar que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16). Segundo ele, a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que “circulam rumores” de que a fronteira será aberta na segunda, e também confirmou essa informação por outro canal.
PUBLICIDADE
Um grupo de 28 pessoas, sendo 22 brasileiros e seis palestinos que residem no Brasil, estão abrigados nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando a permissão para cruzar a fronteira.
O embaixador destacou que a saída dos brasileiros depende da abertura da passagem para o Egito e também da autorização das autoridades de imigração para carimbar os passaportes dos brasileiros.
De acordo com o governo brasileiro, assim que o grupo puder atravessar para o Egito, eles serão trazidos de volta ao Brasil no avião VC-2 da Presidência da República, que tem capacidade para transportar até 40 passageiros. Já foram realizados outros cinco voos de repatriação para trazer brasileiros e seus familiares de Israel.
Desde a semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estão negociando a abertura da fronteira para resgatar o grupo. Entre sexta-feira e sábado, o presidente entrou em contato com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para discutir essa questão.
PUBLICIDADE
Reabertura da fronteira
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou neste domingo que a passagem fronteiriça controlada pelo Egito na Faixa de Gaza será reaberta e que os Estados Unidos estão trabalhando com egípcios, israelenses e a Organização das Nações Unidas (ONU) para que auxílio humanitário possa chegar à região.
Centenas de toneladas de ajuda foram enviadas de vários países e estão esperando há dias na península do Sinai, no Egito. Falta um acordo para sua entrega em segurança em Gaza, além da evacuação de estrangeiros por meio da fronteira em Rafah.
O Egito afirmou que intensificou seus esforços diplomáticos para resolver o impasse. “Colocamos para funcionar, o Egito botou para funcionar muitos materiais de apoio ao povo em Gaza, e Rafah será reaberta”, afirmou Blinken a repórteres no Cairo, depois do que disse ter sido uma “conversa muito boa” com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.
“Estamos estabelecendo com a ONU, o Egito, Israel e outros o mecanismo pelo qual vamos receber a ajuda e como ela chegará às pessoas que precisam”, finalizou.
Agência Brasil

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





