Cerca de 1.700 brasileiros em Israel fizeram pedidos de repatriação, diz Itamaraty
Inicialmente, a prioridade será dada aos cidadãos que residem no Brasil, mas não têm passagem aérea.

Foto: Reprodução
O Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta tarde de segunda-feira, 9, que cerca de 1.700 brasileiros expressaram desejo em sair de Israel e retornar ao Brasil, a maior parte deles turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. Inicialmente, a prioridade será dada aos cidadãos que residem no Brasil, mas não têm passagem aérea.
PUBLICIDADE
Os voos e pousos das aeronaves designadas para a repatriação dos brasileiros foram autorizados por Israel. Segundo o Ministério, a primeira aeronave destinada à repatriação está atualmente em Roma, na Itália. Já o segundo avião tem previsão de decolagem para esta tarde de segunda-feira.
O número de brasileiros interessados em serem repatriados foi obtido através de um formulário online preenchido na Embaixada em Tel Aviv. Os candidatos serão colocados em listas de prioridade.
“Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, diz nota divulgada nesta tarde. “O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.”
Em comunicado, o governo brasileiro desaconselha qualquer viagem não essencial para a região do conflito. Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores informou que ainda há três brasileiros desaparecidos na região desde o início dos confrontos entre Israel e o grupo Hamas. O mesmo número havia sido divulgado pelo governo no domingo, 8.
O conflito entre Israel e o Hamas começou no sábado, 7, e surpreendeu o mundo com um ataque planejado pelo grupo palestino, resultando em centenas de mortos e milhares de feridos, segundo as autoridades. Milícias palestinas lançaram milhares de foguetes em direção a Israel. Em resposta, o país atacou alvos em Gaza.
Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





