Guerra no Oriente Médio

Guerra no Oriente Médio


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Israel lança ataques terrestres a Gaza; Netanyahu diz ser começo

Hamas promete lutar até a última gota de sangue.

14/10/2023 às 06:37

A infantaria israelense realizou seus primeiros ataques à Faixa de Gaza nesta sexta-feira, em resposta à incursão dos combatentes do Hamas no sul de Israel no fim de semana anterior. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a campanha militar de retaliação está apenas começando.

A retaliação de Israel ocorreu após os combatentes do grupo militante palestino invadirem cidades e aldeias israelenses no sábado anterior, resultando na morte de 1.300 pessoas, a maioria civis, e na captura de dezenas de reféns.

PUBLICIDADE

Desde então, Israel impôs um cerco total à Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos, e realizou ataques aéreos sem precedentes. As autoridades de Gaza relatam a morte de 1.900 pessoas.

Nesta sexta-feira (13), Israel deu um prazo de 24 horas para mais de um milhão de residentes da metade norte de Gaza evacuarem para o sul, como medida de segurança. No entanto, o Hamas prometeu lutar até a última gota de sangue e aconselhou os moradores a não deixarem suas casas.

O porta-voz militar israelense, contra-almirante Daniel Hagari, relatou que as tropas, apoiadas por tanques, conduziram incursões para atacar as equipes de foguetes palestinas e obter informações sobre a localização dos reféns mantidos pelo Hamas.

Em uma declaração transmitida pela televisão, Netanyahu afirmou: “Estamos atacando nossos inimigos com uma força sem precedentes”, acrescentando: “Enfatizo que este é apenas o começo.”

PUBLICIDADE

Milhares de moradores eram vistos nas estradas saindo da parte norte de Gaza, mas o número exato era incerto. Muitos se recusaram a sair, afirmando que preferem enfrentar os desafios em Gaza.

O Exército israelense mencionou que um número significativo de residentes de Gaza começou a se deslocar para o sul em busca de segurança.

As mesquitas transmitiram a mensagem: “Fiquem em suas casas. Fiquem em suas terras.”

“Dizemos ao povo do norte de Gaza e da Cidade de Gaza: fiquem em suas casas e em seus lugares”, disse Eyad Al-Bozom, porta-voz do Ministério do Interior do Hamas, em uma coletiva de imprensa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) expressou que o pedido de Israel para que os civis de Gaza evacuassem era impossível de ser realizado “sem consequências humanitárias devastadoras”. Isso resultou em uma repreensão de Israel, que argumentou que a ONU deveria condenar o Hamas e apoiar o direito de autodefesa de Israel.

O cerco e a situação humanitária em Gaza continuam sendo motivo de grande preocupação internacional, enquanto os esforços diplomáticos visam buscar uma solução para a crise em andamento.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Defesa Civil emite novo alerta: risco de vazamento de gás em Manaus continua

Órgão informou na manhã desta quinta-feira que a situação segue sendo monitorada e que as medidas de segurança permanecem ativas após o incidente na petroquímica Innova.

há 13 minutos

Manaus

Após vazamento de estireno, Suframa recomenda que empresas liberem funcionários no Polo Industrial de Manaus

Orientação foi emitida nesta quinta-feira (16) e prioriza a saúde dos trabalhadores enquanto persistirem os riscos relacionados ao vazamento da substância.

há 32 minutos

Manaus

Trabalhador passa mal e é retirado de maca após forte odor de gás no Distrito Industrial de Manaus

O caso ocorre em meio ao monitoramento do vazamento de estireno registrado na empresa Innova.

há 46 minutos

Amazonas

Casal deixa timidez de lado e faz ‘vuco vuco’ em plena orla de Itacoatiara; veja vídeo

Cena foi registrada durante a madrugada em uma área pública da cidade e passou a circular rapidamente nas redes sociais.

há 60 minutos

Brasil

Morre aos 83 anos o jornalista Renato Machado, ícone do telejornalismo brasileiro

Ex-apresentador do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo faleceu na manhã desta quinta-feira (16) em hospital do Rio de Janeiro; causa da morte não foi divulgada.

há 1 hora