A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Guerra no Oriente Médio

Repatriados manifestam alívio ao pisar em solo brasileiro

Voo da FAB chegou hoje ao Brasil procedente de Tel Aviv.

11/10/2023 às 11:52

Nesta quarta-feira (11), 211 brasileiros desembarcaram na Base Aérea de Brasília após uma jornada de 14 horas de voo a partir de Tel Aviv, Israel, a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O sentimento geral entre os repatriados foi de alívio ao pisar em solo brasileiro, deixando para trás a insegurança de uma zona de guerra no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Wanderlúcia Rosário Carneiro, de 59 anos, abraçou suas filhas com emoção enquanto desembarcava, aliviada por estar de volta. Ela compartilhou suas experiências, lembrando que, inicialmente, as informações que receberam sugeriam que a situação seria passageira. No entanto, os eventos tomaram um rumo mais grave do que o imaginado pelos israelenses.

“A notícia nos pegou no meio da estrada”, disse Wanderlúcia, que estava na região como parte de um grupo de fiéis em uma visita.

A repatriação dos brasileiros foi mobilizada pelo governo federal devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas, que começou no último fim de semana. Segundo relatos, o aeroporto em Israel estava tumultuado, com estrangeiros tentando deixar o país, mas enfrentando dificuldades devido à falta de voos e recursos de resgate.

As autoridades israelenses orientaram as pessoas a ficarem em suas casas e hotéis para evitar exposição, e a situação se tornou particularmente tensa quando os repatriados tiveram que correr para bunkers em resposta a sirenes de alerta. Wanderlúcia compartilhou sua experiência de insegurança durante esses momentos.

PUBLICIDADE

Entre os repatriados, a produtora de vídeo Darleide Alves contou sobre como os israelenses reagem com rapidez e naturalidade às sirenes, algo que ela precisou aprender a fazer. Ela descreveu a falta de identificação inicial com o som das sirenes e como, nas primeiras horas da manhã, viu a população correndo para se refugiar ao ouvir o alarme.

Ela estava em Jerusalém para gravar um documentário e tentou sair do país em voos para a Europa, sem sucesso. A experiência a deixou com um misto de sentimentos, entre a alegria de estar segura e o pesar pelas pessoas que permanecem na região em meio ao conflito.

O relato dos brasileiros repatriados destaca a angústia e a incerteza vivenciadas em meio a um cenário de conflito e destaca a importância da solidariedade internacional e dos esforços para alcançar a paz na região do Oriente Médio.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Capitão da FAB morre após passar mal durante corrida na Lagoa do Japiim, em Manaus

Adeilson José de Lima praticava atividade física quando sofreu um mal-estar e não resistiu.

há 2 minutos

Concurso Público

Governador Roberto Cidade anuncia concurso da Seduc com 7.862 vagas e reforma de mais 100 escolas no Amazonas

Governador também confirmou pagamento da data-base, distribuição de fardamento escolar e realização do concurso ainda este ano.

há 4 minutos

Amazonas

Duodécimo: Aleam aprova na LDO de 2027 aumento de R$ 38 milhões no orçamento do MPAM

Aumento do duodécimo na LDO de 2027 deve reforçar a estrutura do Ministério Público do Amazonas, ampliar serviços no interior e viabilizar novos núcleos especializados.

há 18 minutos

CETAM

Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos do Cetam

Inscrições para 354 vagas em cursos de qualificação profissional serão realizadas pela internet; nova escola foi inaugurada na zona norte de Manaus.

há 34 minutos

Manaus

Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia nesta quarta-feira; confira os locais afetados

Manutenção programada na rede elétrica atingirá áreas do Parque Dez, Ponta Negra, Flores e Da Paz.

há 46 minutos