Guerra

Guerra


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trump anuncia reunião iminente com Putin para discutir fim da guerra na Ucrânia

Em entrevista à Newsmax, Trump afirmou que a estratégia para encerrar o conflito depende de Putin.

Por Hugo Guimarães

14/01/2025 às 13:55

(Foto: Divulgação)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá “muito em breve” com o presidente russo, Vladimir Putin, após sua posse na próxima semana. Embora não tenha especificado uma data, essa reunião será a primeira entre os líderes desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

PUBLICIDADE

Em entrevista à Newsmax, Trump afirmou que a estratégia para encerrar o conflito depende de Putin e que acredita que o líder russo não está satisfeito com o andamento da guerra. “Eu sei que ele quer se encontrar, e eu vou me encontrar muito rapidamente. Eu teria feito isso antes, mas… você precisa assumir o cargo. Para algumas coisas, você precisa estar lá”, declarou Trump.

O congressista Mike Waltz, futuro assessor de segurança nacional, mencionou que espera uma ligação entre Trump e Putin nos próximos dias ou semanas.

A invasão russa à Ucrânia resultou em dezenas de milhares de mortos, milhões de deslocados e provocou a maior ruptura nas relações entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962.

O Kremlin confirmou a disposição de Putin para um encontro com Trump, embora ainda não haja uma data definida. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que “o presidente Putin declarou repetidamente sua abertura para contatos com parceiros internacionais, incluindo o presidente dos EUA e Donald Trump”.

Trump expressou anteriormente a intenção de resolver o conflito na Ucrânia rapidamente, sugerindo que poderia alcançar a paz em 24 horas. No entanto, recentemente, ele indicou que um prazo de seis meses seria mais realista para encerrar as hostilidades.

PUBLICIDADE

Líderes europeus têm enfatizado a importância de manter o apoio militar dos EUA à Ucrânia para fortalecer a posição de Kyiv nas negociações de paz e levar Moscou à mesa de negociações.

Putin busca, em eventuais conversações, novos acordos de segurança que garantam que a Ucrânia nunca se junte à OTAN e que a aliança militar liderada pelos EUA reduza suas implantações no leste europeu.

Oficiais ocidentais destacam a importância de Trump assegurar a paz sem que isso represente uma derrota para Kyiv, o que poderia encorajar Putin e seus aliados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Câmera registra acidente entre carro e motos no Parque Dez em Manaus

Colisão aconteceu na tarde deste sábado (25) e deixou pessoas feridas.

há 11 minutos

Polícia

Suspeito de furtar ar-condicionado é detido por moradores e polícia descobre mandado de prisão em Manaus

Homem de 42 anos foi contido por populares na Zona Norte e precisou receber atendimento médico antes de ser levado ao 6º DIP.

há 46 minutos

Amazonas

Mesário nas Eleições 2026: veja quem pode participar, como se inscrever e quais são os benefícios

Eleitores maiores de 18 anos e em situação regular podem atuar nas seções eleitorais.

há 1 hora

Polícia

Vídeo mostra cabo da PM trocando placa de carro investigado após morte de policial do Denarc em Manaus

Bruno Everson Pinto dos Santos foi preso durante operação que apreendeu mais de uma tonelada de drogas.

há 2 horas

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 2 horas