- Prefeitura de Itacoatiara é acusada de crime eleitoral após secretaria divulgar no Instagram pré-candidatura do prefeito-Foto: reprodução
No último final de semana, um possível crime eleitoral abalou a cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) foi flagrada compartilhando em seu perfil no Instagram uma arte do conta do prefeito Mário Abrahim (Republicanos), que anunciava detalhes sobre o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição. O incidente ocorreu no último sábado (8), gerando uma onda de críticas e acusações de abuso de poder na cidade.
O compartilhamento na função Stories do Instagram da Semmas ocorreu momentos após o prefeito Abrahim publicar a data do evento de lançamento de sua pré-candidatura. Este ato é considerado ilegal por se tratar de uma secretaria que faz parte da administração municipal. De acordo com a legislação eleitoral, o uso de recursos públicos para fins de promoção pessoal de candidatos é caracterizado como abuso de poder econômico e político, configurando improbidade administrativa.
PUBLICIDADE
Poucas horas depois da publicação, a postagem da Semmas foi apagada. No entanto, o dano já estava feito. Capturas de tela (prints) do post incriminado rapidamente se espalharam por grupos de WhatsApp em Itacoatiara, causando grande repercussão entre os moradores e opositores políticos.
A viralização da imagem trouxe à tona um debate acalorado sobre a ética e a legalidade das ações do prefeito e de sua administração. O post original do prefeito Abrahim foi amplamente compartilhado nas redes sociais, especialmente por servidores municipais, o que levantou suspeitas de uso da máquina pública para favorecer sua campanha eleitoral.
Especialistas em direito eleitoral afirmam que o caso pode levar a sérias consequências legais para o prefeito e os envolvidos.
PUBLICIDADE
A reportagem tentou contato com a prefeitura de Itacoatiara mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria. Fica aberto espaço para manifestação.
*Com informações do RDA