A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

Braga e Omar, alvos de inquéritos na Lava Jato falam sobre o fim do foro privilegiado

Os senadores do Amazonas deram seu parecer sobre a proposta que prevê que autoridades brasileiras sejam julgadas pela Justiça comum, podendo ser presas.

Por Natan AMPOST

27/04/2017 às 16:23 - Atualizado em 28/04/2017 às 14:40

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) considerou um avanço a aprovação por unanimidade e em primeiro turno, pelo Senado, da PEC 10/2013, que extingue o foro privilegiado. Para o senador, de nada adiantava aos parlamentares ter um foro diferente do cidadão comum.

PUBLICIDADE

Pelo texto, aprovado na comissão, autoridades brasileiras que cometerem crimes comuns serão julgadas pela Justiça comum e poderão ser presas, se condenadas em segunda instância, como é hoje para o cidadão comum. Só continuam com foro privilegiado, os chefes dos três poderes da União. A situação dos presidentes da República, do Supremo, da Câmara e do Senado não mudam. Só poderão ser julgados pela Suprema Corte.

O Peemedebista é figura de destaque entre os acusados de receber propina ou caixa dois da empreiteira Odebrecht que dobraram seu patrimônio nos últimos 15 anos. Os fatos relacionados ao senador foram citados nos depoimentos do delator Arnaldo Cumplido de Souza e Silva, que narrou o acordo entre a Odebrecht e Braga, que era governador do Amazonas na época.

O senador, Omar Aziz PSD-AM, que também é alvo de inquérito na Lava Jato, também elogiou a proposta. “É um passo importante. É preciso que fique claro ao cidadão que todos serão julgados na mesma instância. Seremos julgados no mesmo âmbito que nossos eleitores”, afirmou.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Defensoria do Amazonas abre seleção para estágio em Direito com bolsa de R$ 1 mil

Processo seletivo é destinado à formação de cadastro de reserva e oferece bolsa de R$ 1.050,54, além de auxílio-transporte e seguro.

há 3 horas

Amazonas

Boi Caprichoso terá primeira Tuxaua Trans no Festival de Parintins

Lup Moara fará história ao defender um dos itens mais simbólicos do bumbá azul e branco na arena do Bumbódromo.

há 3 horas

Polícia

Foragido há sete anos por matar namorado da ex é preso em hotel no Amazonas

Suspeito era procurado desde 2018 e foi localizado em um hotel no município de Itapiranga durante ação da Operação Segurança Presente.

há 3 horas

Esporte

Inglaterra supera reação croata e começa Mundial com vitória por 4 a 2

Com dois gols de Harry Kane e grande atuação de Jude Bellingham, ingleses derrotam a Croácia por 4 a 2 no Dallas Stadium.

há 4 horas

Amazonas

Investigado em operação por suposta rachadinha ligada ao vereador Bual, Ângelo André volta a ser alvo de denúncias

Ex-assessor citado na Operação Face Oculta é acusado por empresários de tentar interferir em contratos.

há 4 horas