A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

Lava Jato: MPF denuncia 11 por desvio de verbas e Polícia Federal prende Samir Assad

Eles são acusados pelo MPF de usar empresas de fachada para emitir notas fiscais frias a grandes construtoras durante as obras dos estádios da Copa do Mundo de 2014.

Por Natan AMPOST

10/08/2016 às 10:38

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje (10) 11 pessoas à 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro por crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Eles são acusados pelo MPF de usar empresas de fachada para emitir notas fiscais frias a grandes construtoras, como a Andrade Gutierrez, durante as obras dos estádios da Copa do Mundo de 2014, da Ferrovia Norte-Sul e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

PUBLICIDADE

Um dos denunciados pelo MPF, Samir Assad foi preso nesta manhã por agentes da Polícia Federal, como parte da Operação Irmandade, comandada pelos procuradores da Força-Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. Ele é acusado de 223 crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, além de organização criminosa. Os agentes da Operação Irmandade cumprem ainda um mandado de busca e apreensão, em São Paulo. A Operação Irmandade é um desdobramento da Operação Pripyat, em que foi investigado desvio milionário nas obras de Angra 3 da Eletronuclear.

Samir é irmão de Adir Assad, que já estava preso e também foi denunciado. Os dois são acusados de chefiar o núcleo financeiro operacional responsável pelas empresas de fachada responsáveis pelo repasse das verbas indevidas para a Andrade Gutierrez.

Denunciados
Outros denunciados hoje foram Marcelo Abbud, que já havia sido preso junto com Adir Assad, e Mauro Abbud. De acordo com o MPF, as empresas Legend Engenheiros Associados, SP Terraplenagem, JSM Engenharia e Terraplenagem e Alpha Taxi Aéreo Ltda usaram recibos falsos para abastecer o caixa 2 da Andrade Gutierrez em mais de R$ 176 milhões.

Também foram denunciados Sandra Branco Malagó, Sonia Malagó e Raul Tadeu Figueroa, acusados de ajudar na lavagem de dinheiro, assinando contratos e recibos falsos pelas empresas de fachada. Os ex-executivos da Andrade Gutierrez Rogério Nora de Sá, Clóvis Renato Numa Peixoto Primo, Flávio David Barra e Gustavo Ribeiro de Andrade Botelho também foram denunciados.

Na denúncia oferecida à Justiça, o MPF esclarece que a Andrade Gutierrez está colaborando com as investigações e já apresentou provas da materialidade dos crimes.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Chico Preto volta a cobrar Omar Aziz e pede provas sobre recursos da Cidade Universitária: “Cadê o dinheiro?”

Ex-vereador questiona a existência de recursos para conclusão da obra e desafia senador a apresentar documentos que comprove valores.

há 13 minutos

Amazonas

Técnico agride árbitro e provoca confusão durante partida de futsal no interior do Amazonas

Briga generalizada mobilizou a Polícia Militar após agressão registrada durante jogo do Campeonato Eirunepeense de Futsal

há 18 minutos

Brasil

PF aponta que Vorcaro ordenou intimidação contra funcionária ligada à atriz Monique Alfradique

Mensagens encontradas pela Polícia Federal indicam que ex-banqueiro teria solicitado ação contra mulher após suposta ameaça recebida

há 44 minutos

Política

Prefeituras que receberam emendas de Silas Câmara contrataram empresa ligada à filha do deputado

Contratos sem licitação para aluguel de escritórios envolvem municípios beneficiados com recursos indicados pelo deputado federal.

há 48 minutos

Política

Postura vergonhosa: Coronel Rosses humilha servidora e diz que procuradora da CMM ‘não serve para nada’

Vereador foi contestado por colegas após fala direcionada à procuradora da CMM e pode enfrentar questionamentos na Comissão de Ética.

há 1 hora