Lava Jato

Lava Jato


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PGR dá parecer favorável a regime semiaberto para Geddel

Ex-ministro está preso desde julho de 2017 por lavagem de dinheiro no caso relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados em um apartamento localizado em Salvador.

Por Natan AMPOST

03/02/2020 às 19:04

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou hoje (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão do regime de prisão semiaberta ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso desde julho de 2017.

Em outubro do ano passado, Geddel foi condenado pela Segunda Turma do STF a 14 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa na ação penal do caso relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados pela Polícia Federal (PF) em um apartamento localizado em Salvador.

O parecer da PGR, assinado pela subprocuradora Lindôra Araujo, foi motivado por um pedido da defesa do ex-ministro ao Supremo. Segundo os advogados, Geddel pode passar para o regime semiaberto, no qual o preso é autorizado a sair durante o dia para trabalhar e retorna ao presídio à noite.

Segundo a procuradora, o ex-ministro preenche os requisitos legais e tem direito à progressão de pena. “O réu foi condenado nesta ação penal a 14 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado, bem como ao pagamento de 106 dias-multa. Desse modo, deve cumprir 29 meses e 18 dias para fazer jus ao beneficio pleiteado. Considerando que a prisão preventiva foi implementada em 03/07/2017, o requisito objetivo foi satisfeito”. disse Lindôra.

A decisão caberá ao relator do caso, ministro Edson Fachin.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Eleições 2026

Após especulações de substituição, Omar Aziz confirma Alessandra Campêlo como vice na chapa ao governo

Deputada estadual tem nome oficializado na chapa do PSD durante convenção conjunta com MDB e Republicanos, encerrando especulações sobre uma possível substituição.

há 43 minutos

Política

Maria do Carmo participa de convenção para oficializar candidatura de Flávio Bolsonaro a presidência do Brasil 

Pré-candidato do PL ao Governo acompanha oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro.

há 1 hora

Eleições 2026

Omar Aziz e Eduardo Braga chegam com mais de uma hora de atraso à convenção que oficializa candidaturas em Manaus

Evento começou às 9h no Clube do Trabalhador do SESI, mas os dois senadores chegaram mais de uma hora depois.

há 1 hora

Polícia

Polícia recaptura no Centro de Manaus homem que fugiu algemado de delegacia

Breno da Silva escapou no dia 10 de julho ao deixar o 1º DIP a caminho de audiência de custódia; suspeito foi localizado na Rua dos Barés após monitoramento.

há 2 horas

Eleições 2026

Omar Aziz e Eduardo Braga oficializam candidaturas em convenção partidária

PSD, MDB e Republicanos realizam convenção conjunta em Manaus.

há 2 horas