A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

PGR envia ao STJ parecer contra anulação da condenação de Lula

A defesa de Lula sustentou no STJ que as supostas conversas divulgadas pelo site The Intercept Brasil revelariam que o julgamento de Lula não foi imparcial.

Por Natan AMPOST

17/07/2019 às 18:15 - Atualizado em 18/07/2019 às 13:22

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou, hoje (17), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), parecer contrário ao pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular a condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP).

O parecer foi assinado pelo subprocurador Nívio de Freitas Silva Filho. Lula está preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, pela condenação no caso.

A defesa de Lula sustentou no STJ que as supostas conversas divulgadas pelo site The Intercept Brasil entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro revelariam que o julgamento de Lula não foi imparcial.

Ao analisar o caso, o subprocurador entendeu que a defesa não demonstrou como ocorreu a suposta imparcialidade no julgamento e limitou-se a fazer referência às notícias veiculadas na imprensa. Além disso, segundo Nívio de Freitas, o conteúdo divulgado pelo site é ilegal.

“Em que pese todo o estrépito causado pela divulgação do suposto conteúdo – cuja veracidade é contestada e cuja ilegalidade é certa, pois decorrente de ilegal espionagem perpetrada contra autoridades públicas -, o fato é que nada há que sinalize tenha havido qualquer conduta do magistrado [Moro] que possa macular seu proceder no feito, eivando-o de parcial ou ilegal”, disse o subprocurador.

PUBLICIDADE

Nívio também disse que as provas que embasaram a condenação de Lula foram analisadas pelo STJ e pela segunda instância da Justiça Federal.

“O colegiado, ao que se sabe até então, nada tem a ver com as interceptações realizadas, estando, portanto, livre de qualquer ilação a respeito de sua função judicante, exercida de modo imparcial”, disse.

O parecer faz parte dos embargos de declaração, recurso para verificar erros ou contradições na decisão judicial. Em março, a Quinta Turma do STJ reduziu a pena do ex-presidente Lula de 12 anos e um mês para 8 anos e 10 meses de prisão no caso do tríplex.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Mundo

Terremoto na Venezuela deixa rastro de destruição e faz moradores sentirem tremores de terra em Manaus

Abalo sísmico provocou desabamentos na Venezuela, foi sentido em Manaus e em outros países da América do Sul, mobilizando moradores e autoridades.

há 13 minutos

Manaus

Coronel Rosses faz CMM perder apoio jurídico presencial nas sessões após dizer que “a Procuradoria não serve para nada”

Decisão foi tomada pelo Colégio de Procuradores após episódio envolvendo o vereador; mudança altera a dinâmica do assessoramento jurídico durante as sessões.

há 24 minutos

Amazonas

Conheça os jurados que vão decidir o campeão do Festival de Parintins 2026

Especialistas das áreas de música, artes cênicas e cenografia avaliarão os bois Caprichoso e Garantido durante as três noites de apresentações no Bumbódromo.

há 41 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro cita Bia Kicis como possível vice nas eleições 2026

Senador do PL mencionou a deputada em vídeo nas redes sociais e pediu opinião dos apoiadores sobre eventual composição de chapa.

há 42 minutos

Brasil

Filme sobre Bolsonaro enfrenta dificuldade para chegar aos cinemas após recusa de distribuidora

Filme sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro ainda busca espaço nos cinemas enquanto enfrenta questionamentos sobre financiamento.

há 53 minutos