A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

STJ confirma decisão de Moro sobre compartilhamento de provas da Lava Jato com Receita

O tribunal rejeitou recurso do empresário Julio Gerin de Almeida Camargo que contestava a medida.

23/10/2025 às 02:33

Notícias do Brasil – A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade nesta terça-feira, 21, manter uma decisão de 2018 do então juiz Sergio Moro (União-PR) que autorizou o compartilhamento de provas da operação Lava Jato com a Receita Federal.

PUBLICIDADE

O tribunal rejeitou recurso do empresário Julio Gerin de Almeida Camargo que contestava o envio das informações de seu acordo de colaboração premiada, firmado com o Ministério Público Federal (MPF), à Receita.

O caso chegou ao STJ em 2024, depois de recurso do MPF. Julio Gerin de Almeida Camargo atuava como consultor de empreiteiras como Toyo Setal e Camargo Corrêa e firmou acordo de delação premiada com o orgão em 2014. Quatro anos depois, a Receita Federal solicitou a Moro acesso aos autos da colaboração e o compartilhamento foi autorizado pelo então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo a defesa do empresário, a Receita utilizou informações da delação para aplicar multa qualificada de 150% contra ele, o que extrapolava o que havia sido pactuado com o MPF. Também foi alegado que o juiz Luiz Antonio Bonat, que sucedeu Moro, e a juíza Gabriela Hardt, adotaram posição contrária ao uso das provas pela Receita Federal.

Leia também: Influenciador paraense Fernando Braga diz que advogada de Patixa Teló o processou e exigiu remoção de vídeos com ela

A relatora do caso no STJ, ministra Daniela Teixeira, já havia se posicionado contra o recurso. Dois pedidos de vistas foram realizados, pelos ministros Joel Ilan Paciornik e Marcelo Ribeiro Dantas, e o julgamento foi concluído com a manutenção da decisão original de Moro.

O tribunal entendeu que o intercâmbio de dados entre o MPF e órgãos administrativos é legítimo, desde que mediante autorização judicial.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

UEA e SES-AM capacitam profissionais para ampliar oferta do Implanon nos municípios do Amazonas

Mais de 100 médicos e enfermeiros participam de formação voltada à inserção do contraceptivo de longa duração na rede pública de saúde.

há 33 minutos

Brasil

Nova delação de Vorcaro cita contrato milionário com escritório da esposa de Alexandre de Moraes

Primeira proposta de colaboração do dono do Banco Master teria incluído documento prevendo pagamento de R$ 50 milhões ao escritório.

há 53 minutos

Manaus

Espaços culturais de Manaus terão horários especiais no feriado de Corpus Christi

Teatro Amazonas terá visitação reduzida, enquanto museus, bibliotecas e centros culturais terão fechamento temporário durante o feriado.

há 58 minutos

Manaus

Corpus Christi provoca mudanças no trânsito do Centro de Manaus; confira

Missa campal e procissão religiosa vão provocar interdições na avenida Eduardo Ribeiro e em vias do Centro da capital.

há 1 hora

Política

Menezes questiona se Salazar consegue ir além das “marretadas” em Brasília: “Lá não vão dar espaço para vídeos”

Ex-superintendente da Suframa afirmou que vereador precisa provar capacidade de defender o Amazonas além das redes sociais.

há 2 horas