Lava Jato

Lava Jato


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Toffoli manda investigar se Transparência Internacional se apropriou de recursos públicos

A decisão, anunciada nesta segunda-feira (5), surge para apurar possíveis irregularidades relacionadas à administração de recursos públicos pela organização.

Por Hugo Guimarães

05/02/2024 às 11:20

Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) inicie uma investigação sobre a atuação da ONG Transparência Internacional no Brasil. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (5), surge para apurar possíveis irregularidades relacionadas à administração de recursos públicos pela organização, que foi encarregada de gerir a aplicação de R$ 2,3 bilhões em investimentos sociais estipulados no acordo de leniência da J&F no contexto da Operação Lava Jato.

Toffoli destacou que a colaboração da ONG não foi devidamente avaliada pelo Poder Judiciário e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Conforme as cláusulas do acordo indicam, em vez dos recursos serem direcionados, como é de praxe do Tesouro Nacional, de acordo com as normas legais e orçamentárias, eles foram destinados a uma instituição privada, que além disso é estrangeira e sediada em Berlim”, ressaltou o ministro.

A iniciativa foi inicialmente apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) por um deputado cujo nome foi mantido em sigilo. O ministro Humberto Martins, do STJ, optou por encaminhar o caso diretamente a Toffoli, relator de processos no STF que investigam possíveis irregularidades na Operação Lava Jato e a cooperação jurídica da força-tarefa com organizações internacionais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Lei que libera spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres é sancionada no Brasil; veja as novas regras

Nova legislação autoriza compra e posse do dispositivo por mulheres maiores de 18 anos e cria regras nacionais para comercialização e uso.

há 16 minutos

Amazonas

Disputa pelo comando do MPAM: Veja regras e calendário para eleição do novo procurador-geral de Justiça do Amazonas

Colégio de Procuradores aprova cronograma da eleição que formará a lista tríplice para escolha do chefe do MP-AM.

há 46 minutos

Esporte

Amazon Abu Dhabi leva jiu-jítsu, defesa pessoal e palestras gratuitas ao Shopping Ponta Negra neste fim de semana

Evento reúne atletas de alto nível, aulas abertas, curso de defesa pessoal feminina e disputas de jiu-jítsu no sábado (26) e domingo (27), em Manaus.

há 1 hora

Brasil

TSE reafirma que urnas eletrônicas do Brasil não são de empresa venezuelana

Tribunal Eleitoral reforça que empresa venezuelana nunca forneceu urnas ou software para as eleições brasileiras.

há 2 horas

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 10 horas