Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

“Ação Laudo Azul – Diagnóstico é seu direito!” é realizada em Manaus para atender crianças e adolescentes com suspeita de TEA

A ação segue nos dias 3 e 9 de abril; saiba como participar.

Por Natan AMPOST

02/04/2025 às 20:50 - Atualizado em 02/04/2025 às 20:51

Notícias de Manaus – Nesta terça-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi dado início à “Ação Laudo Azul – Diagnóstico é seu direito!”, uma iniciativa voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação oferece avaliação com profissionais especializados e tem como objetivo acelerar o acesso ao diagnóstico, uma das principais demandas das famílias atípicas no Amazonas.

PUBLICIDADE

“A falta de profissionais e o tempo de espera para um diagnóstico seguem como barreiras para muitas famílias. A Ação Laudo Azul é uma resposta concreta, construída a partir da escuta e da realidade dessas pessoas”, afirmou o o deputado estadual Mário César Filho (UB) autor da ação.

Uma das mães atendidas, Suzana Damasceno Pedrosa, autônoma e mãe do Miguel, compartilhou o impacto do atendimento. “Esperei anos por uma resposta sobre meu filho. Agora, com o diagnóstico confirmado, que aponta que meu menino é autista, posso buscar o tratamento certo e lutar pelos direitos dele. Hoje, sinto que estamos sendo vistos e acolhidos de verdade”, disse.

Renata Pacheco, dona de casa e mãe do Luiz Pietro, também foi atendida após mais de um ano aguardando uma vaga com neuropediatra.

“Receber o laudo de TDAH e hiperatividade foi um passo importante. Agora sei por onde começar e como ajudar meu filho a ter uma vida mais tranquila, com tratamento adequado às suas condições”, afirmou emocionada.

PUBLICIDADE

Saiba como participar

A ação segue nos dias 3 e 9 de abril, no Centro Médico da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com novos atendimentos e o objetivo de garantir que mais crianças tenham acesso ao diagnóstico, um direito que não pode esperar.

Todas as vagas para esta primeira etapa já estão preenchidas. No entanto, a equipe do parlamentar está realizando cadastros de novas famílias interessadas por meio do WhatsApp do gabinete: (92) 98455-4474.

“As pessoas que não conseguirem vaga nesta edição terão seus nomes cadastrados pela equipe de assistência social para as próximas etapas. É importante que entrem em contato com o gabinete para garantir o cadastro imediato”, reforçou o deputado.

Ele concluiu avaliando que essa não é uma ação isolada. “É parte de um mandato presente, atento e comprometido com quem mais precisa”, enfatizou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 135 milhões

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (4).

há 23 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada em Brasília após crise de enxaqueca persistente

Ex-primeira-dama informou que está hospitalizada para realizar exames e pode não participar da convenção do PL, que deve oficializar sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 1 hora

Polícia

Homem é morto a pauladas dentro de casa enquanto dormia na zona Leste de Manaus

 A esposa e os filhos dela são apontados como suspeitos e estão sendo procurados.

há 2 horas

Amazonas

Governo investe R$ 15,3 milhões em obras de pavimentação em Autazes

Programa Asfalta Amazonas contempla 13 ruas do município com serviços de recapeamento, recuperação viária e sinalização.

há 2 horas