- Foto: Reprodução
Notícias de Manaus – A partir do próximo dia 23 de junho, os passageiros do transporte público de Manaus terão uma mudança significativa na forma de acesso a terminais e estações de ônibus: o pagamento em dinheiro será totalmente descontinuado. A medida, anunciada nesta terça-feira (17) pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), faz parte de um plano abrangente de digitalização do sistema, visando aprimorar a segurança e modernizar a experiência dos usuários.
Além da proibição do dinheiro nos acessos, 14 linhas de ônibus específicas passarão a operar exclusivamente com meios de pagamento digitais. Essa transição é fruto de um acordo com o Ministério Público, reforçando o compromisso de proteger tanto os trabalhadores do transporte quanto os passageiros contra assaltos e outros incidentes. O Sinetram esclarece que a escolha dessas linhas se baseou em dados que indicavam uma baixa utilização de dinheiro em espécie nessas rotas, facilitando a transição.
PUBLICIDADE
Novas Formas de Acesso e Facilidades para o Usuário
Para garantir o acesso ao sistema, os usuários terão diversas opções eletrônicas: o tradicional Cartão PassaFácil, o QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga”, e cartões bancários por aproximação – estes últimos aceitos apenas nas catracas dos terminais.
Com a iminente mudança, o Sinetram reforçou os pontos de atendimento para a emissão do Cartão PassaFácil comum, que agora pode ser solicitado sem necessidade de agendamento. Os locais incluem a sede do Sinetram na Av. Constantino Nery, o Shopping Phelippe Daou, o Terminal 7 (das 7h às 16h45) e os demais terminais de integração (das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira). Para emitir, basta apresentar RG e CPF; a segunda via tem custo de R$ 20,00.
PUBLICIDADE
Pensando na comodidade, também será possível solicitar o Cartão PassaFácil online, com opções de entrega em domicílio ou retirada em terminais, por meio do Telegram. Além disso, cartões pré-pagos estarão disponíveis em pontos estratégicos e estações, com recarga instantânea e sem a necessidade de cadastro prévio.
É importante ressaltar que, mesmo com o fim do uso de dinheiro nos coletivos, a recarga dos cartões poderá ser feita em terminais de autoatendimento utilizando débito, crédito, Pix ou, sim, dinheiro. Esses totens estarão estrategicamente espalhados por todas as estações e terminais. O benefício da integração temporal do Cartão PassaFácil continua valendo, permitindo que o usuário utilize dois ônibus na mesma direção sem pagar uma nova tarifa, dentro do período estabelecido.