Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas Shopping é notificado pelo MP-AM por irregularidades em acessibilidade

Shopping center tem seis meses para sanar irregularidades.

Por Jonas Souza

05/06/2025 às 21:48

Notícias de Manaus – O Amazonas Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus, foi notificado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) para corrigir irregularidades relacionadas à acessibilidade em suas dependências. O centro de compras terá o prazo de seis meses para sanar os problemas identificados, sob pena de responder civil, penal e administrativamente.

Leia mais: Chico Preto desfaz promessa mentirosa de Omar Aziz: “Quer ser governador? Começa falando a verdade”

PUBLICIDADE

A notificação foi emitida após inspeção realizada pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MP-AM, no dia 22 de abril de 2025, que constatou diversas inconformidades. O procedimento integra o Inquérito Civil nº 06.2022.00000308-0, instaurado pela 56ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

Entre as principais irregularidades apontadas no Relatório Técnico de Vistoria nº 0013/2025/NAT-ENG estão:

  • Circulação externa: ausência de sinalização em relevo e em Braille nos corrimãos das rampas.

  • Entradas: falta de mapa tátil para orientar pessoas com deficiência visual e ausência de sinalização tátil nos corrimãos da entrada do estacionamento.

  • Elevadores e plataformas de elevação: inexistência de sinalização em relevo e Braille na maioria dos painéis de chamada e botoeiras internas, além da falta de sinalização de pavimento nas portas de acesso.

    PUBLICIDADE

O MP-AM destaca que tais medidas são exigidas pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que garante à pessoa com deficiência o direito à acessibilidade em edificações públicas e privadas de uso coletivo. Além disso, a legislação municipal — Lei nº 1.982/2015 — obriga a presença de painéis orientadores com sinalização tátil e piso tátil em estabelecimentos como o Amazonas Shopping.

Na recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Mirtil Fernandes do Vale, o Ministério Público alerta que o descumprimento das exigências poderá gerar responsabilização civil, penal e administrativa para o gestor do estabelecimento.

O MP reforçou ainda que a adequação do espaço é uma obrigação legal para garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam exercer sua cidadania de forma plena e independente.

Outro lado

A reportagem do AM Post buscou comunicação com Amazonas Shopping para um posicionamento sobre o tema. Até o fechamento desta matéria não recebemos retorno sobre o assunto. O espaço permanece aberto.

Confira documentos MP-AM Amazonas Shopping

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Após caso do Pico Paraná, Thayane Smith relata ameaças e diz enfrentar depressão

Jovem afirma sofrer perseguição nas redes sociais desde o desaparecimento de Roberto Freitas e voltou a ser alvo de críticas após anunciar nova trilha ao Monte Roraima.

há 2 minutos

Polícia

Polícia Militar apreende lancha usada por piratas de rio após ataque a embarcação em Jutaí

Embarcação estava escondida em meio à vegetação e continha munições, combustível e uma botija de gás.

há 18 minutos

Brasil

Lei que proíbe mulheres trans de usar banheiros femininos é sancionada em Teresina

Nova legislação estabelece que banheiros femininos em estabelecimentos da capital piauiense.

há 20 minutos

Manaus

Manutenção na Ponta do Ismael deixará bairros de Manaus sem água na próxima quarta-feira (5)

Serviço da Águas de Manaus interromperá temporariamente o abastecimento em seis zonas da capital para manutenção preventiva antes do Verão Amazônico.

há 48 minutos

Amazonas

MP-AM reforça atuação no interior com posse de cinco novos promotores de Justiça

Cerimônia também marcou um momento histórico para o Ministério Público brasileiro com a posse da primeira mulher trans.

há 50 minutos