Pesquisar por em AM POST

Manaus

Após atingir pior seca em 121 anos, Rio Negro volta a subir em Manaus

Nível das águas se estabilizou na semana passada, depois de 131 dias seguidos de descida.

  • Por AM POST

  • 30/10/2023 às 09:28

  • Atualizado em 30/10/2023 às 10:06

  • Leitura em dois minutos

Notícia do Amazonas Após 131 dias consecutivos de queda e enfrentando a pior seca em 121 anos, o Rio Negro, em Manaus, finalmente registrou um movimento de alta das águas. A mudança na tendência foi notada no sábado (30), continuando nos dias subsequentes, marcando um aumento de 17 centímetros em apenas três dias.

No último fim de semana, o rio avançou 5 centímetros diariamente, e na segunda-feira (30), elevou-se em mais 7 centímetros. Após estabilizar em 12,70 metros na sexta-feira (28), o nível do rio chegou a 12,87 metros com a retomada da subida das águas na segunda-feira, segundo dados fornecidos pelo Porto de Manaus, responsável pela medição diária do Rio Negro no Centro de Manaus.

PUBLICIDADE

O Porto de Manaus indicou que as águas começaram a baixar na capital no dia 17 de junho deste ano, totalizando 131 dias contínuos de descida. O rio chegou ao seu ponto mais baixo em 16 de outubro, atingindo 13,59 metros, marcando a pior seca já registrada em 121 anos. Anteriormente, o recorde de vazante ocorreu em 2010, quando o rio baixou para 13,63 metros.

Manaus e o Rio Negro: um testemunho de superação.

Comparando a situação atual com 2010, ano da última grande vazante, foi ressaltado pelo Porto de Manaus que o Rio Negro demorou mais para atingir a estabilidade. Em 2010, a descida começou em 13 de junho e continuou até 24 de outubro, totalizando 133 dias consecutivos de queda.

A seca extrema levou o Rio Negro a um novo recorde, quando, no dia 22 deste mês, pela primeira vez em 121 anos de medição, o nível do rio ficou abaixo dos 13 metros, refletindo a situação crítica enfrentada pela região.

PUBLICIDADE

Mesmo com a desaceleração do ritmo de descida na última semana, a situação continuou afetando mais municípios do Amazonas. Agora, a seca histórica atinge todos os 62 municípios do estado, impactando mais de 600 mil pessoas, segundo informações da Defesa Civil do Amazonas.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM Post apoia a causa autista
blank

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

- Jorge Tertuliano

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank