- Foto: reprodução
Institutos de pesquisas de Manaus denunciaram à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), o site RealTime1, comandado pela Diretora Executiva, Liliane Maia, devido análises classificadas como duvidosas feitas pelo portal sobre pesquisas eleitorais. O Conselho Federal de Estatística (Confe) em resposta requereu, no último dia 28 de junho, informações sobre o estatístico responsável pelas análises feitas pelo site.
Vale ressaltar que Liliane Maia é amiga de longa data do empresário Durango Duarte, também atuante no ramo de pesquisas, mas que nunca teve seus estudos questionados pelo RealTime1. Em um movimento que levanta ainda mais suspeitas, Duarte anunciou no final de 2023 que não realizaria pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Manaus no primeiro semestre de 2024. Coincidentemente, foi exatamente nesse período que o RealTime1 intensificou suas análises contra outros institutos de pesquisa locais.
PUBLICIDADE
Além da identidade do estatístico, o Confe pede que o site informe a metodologia e o programa utilizado para coleta e resultados dos dados utilizados nas análises sobre os estudos dos Institutos de Pesquisas realizadas pelo site. Os institutos atacados também pediram um posicionamento do Confe a respeito do assunto.
O próprio site se contradisse a respeito dessas análises. Em um primeiro momento, ele atribuiu-as aos jornalistas que trabalham no local, depois a uma figura de estatístico que não teve o nome divulgado e até a tecnologia de inteligência artificial (IA). O Confe exige que o RealTime1 revele quem é o estatístico.