Redação AM POST
Após protestos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou na manhã deste domingo (30), a capivara Filó ao Tiktoker Agenor Tupinambá, 23 anos. Mesmo com determinação da justiça o órgão teve resistência em entregar o animal ao influencer, no entanto, após três horas, a entrega foi feita.
PUBLICIDADE
Na última quinta-feira (27), Filó foi entregue ao Ibama que a levou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde foi constado ontem pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que está dando apoio jurídico ao jovem, a falta de estrutura adequada para acomodar o mamífero. Após repercussão do caso nas redes sociais o juiz federal plantonista Márcio Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da SJAM, concedeu a guarda provisória da capivara a Agenor.
Segundo o juiz, a capivara vivia em seu habitat natural até a última quinta-feira (27), quando foi encaminhada, por ordem do Ibama, para o Cetas. Ainda segundo o juiz, o impedimento da visita ao animal viola o dever de transparência e de informação ambiental.
Joana Darc fez várias lives denunciando a resistência do Ibama em cumprir a decisão judicial. Em um dos vídeos, a parlamentar aparece invadindo o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e quebrando uma barreira de bloqueio feita por servidores do Ibama para resgatar o animal a força. “Quem tocar em mim vai levar um murro na cara”, disse ela aos seguranças.
PUBLICIDADE
https://www.instagram.com/p/CrqnHEBsyOu/
PUBLICIDADE
View this post on InstagramPUBLICIDADE