Pesquisar por em AM POST

Manaus

Audiência pública é realizada para debater construção do novo porto de Manaus; veja projeto

Com previsão orçamentária de aproximadamente R$ 520 milhões, objetivo do empreendimento é melhorar a infraestrutura portuária da região.

  • Por AM POST

  • 14/06/2024 às 19:32

  • Leitura em dois minutos

Notícias de Manaus– Os trâmites para modernização e obras de construção do Porto da Manaus Moderna estão avançando. Nesta sexta-feira (14), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu audiência pública com o objetivo de ouvir os anseios da sociedade e apresentar dados fundamentais para a contratação de empresas interessadas em elaborar os projetos básico e executivo para a construção do porto, localizado na capital do estado do Amazonas.

A sessão pública foi realizada presencialmente no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em Manaus, e transmitida por meio do canal do DNIT no YouTube para que os interessados pudessem participar.

PUBLICIDADE

Com previsão orçamentária de aproximadamente R$ 520 milhões, o objetivo do empreendimento é melhorar a infraestrutura portuária da região, aprimorando o transporte fluvial de passageiros e cargas, visando benefícios para usuários e hidrovias.

O novo porto será composto por duas ligações principais, uma na Feira da Manaus Moderna e outra na Feira da Banana. Ele incluirá seis pontes móveis; quatro flutuantes intermediários; dois flutuantes de popa e dois de proa; e dois módulos de cais flutuantes. O empreendimento contará ainda com uma área de retroporto equipada com um muro de contenção, terminal de passageiros, sedes administrativa e de fiscalização, dois pontos de apoio, guaritas e terminais de cargas. A previsão de contratação das obras é setembro de 2024.

PUBLICIDADE

O Porto de Manaus registra um movimento significativo de embarcações, com milhares de balsas, barcos regionais e navios de carga e passageiros atracando no porto. Esse volume de tráfego reflete a importância estratégica da instalação para a economia e a mobilidade regional, facilitando o transporte de mercadorias e passageiros pela vasta rede de hidrovias do Amazonas.

A futura Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Manaus Moderna será um marco na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas da região. O objetivo central é estabelecer um terminal portuário público moderno e eficiente, com uso misto, alinhado a critérios técnicos, econômicos e socioambientais. Essas melhorias significativas proporcionarão um ambiente organizado e seguro para pedestres, transportadores e veículos.

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

- Winaldario Santos

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank