Notícias de Manaus – Representantes de instituições de saúde do Governo do Amazonas marcaram presença no desfile do “Bloco da Prevenção – Na folia com saúde” neste sábado (03/02), no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), reuniu foliões e destacou a importância da prevenção a doenças e infecções, além de promover a conscientização sobre a doação de sangue.
O Bloco da Prevenção trouxe diversas alas com foco em temas relevantes para a saúde pública. A “Xô mosquito” alertou para medidas preventivas contra arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Outras alas destacaram a importância da atualização do esquema vacinal, a prevenção à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, a prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a relevância da doação de sangue.
PUBLICIDADE
Participaram do bloco diversas entidades, incluindo o “Bloco do Vampirão” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o Fórum Amazonas de Organização da Sociedade Civil, Infecção Sexualmente Transmissível, HIV/Aids, Hepatites virais e tuberculose, a Associação de Redução de Danos do Amazonas, o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância do trabalho integrado durante o Carnaval para fortalecer a prevenção contra doenças e infecções. “No Bloco da Prevenção, destacamos a importância de brincar com saúde”, ressaltou.
O Bloco do Vampirão, que ocorre há mais de 20 anos, é uma tradição da Fundação Hemoam. Com o tema “Doe sangue antes da folia, faça a diferença e salve vidas”, os participantes enfatizaram a importância da doação de sangue como um gesto solidário e fundamental para garantir saúde e esperança para outras pessoas.
PUBLICIDADE
A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, afirmou que a doação de sangue é um gesto de amor ao próximo e destacou a importância de unir a alegria do Carnaval a essa iniciativa tão nobre.
Redação AM POST