Bombeiros intensificam resfriamento de tanque após novo episódio de vazamento de estireno no Distrito Industrial de Manaus
Mesmo após o controle inicial da ocorrência, equipes permanecem na empresa para evitar uma nova liberação de vapores tóxicos. O forte odor químico já afetou trabalhadores de fábricas vizinhas.
- O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) segue mobilizado no Distrito Industrial após o vazamento de estireno, com foco em evitar nova liberação de vapores causada pelo aumento da temperatura.
- As equipes mantêm o resfriamento do tanque com jatos contínuos de água, pois o calor pode tornar o estireno mais instável.
- Empresas vizinhas relataram forte cheiro do produto; na LG houve liberação preventiva por mal-estar, e na Yamaha um funcionário precisou de socorro após passar mal.
- A Suframa orientou medidas preventivas para trabalhadores possivelmente expostos, enquanto CBMAM, Defesa Civil e outros órgãos seguem monitorando até o local ficar totalmente seguro.
Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.
- (Foto: Nete Santos)
Notícias de Manaus- O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) continua intenso nesta quinta-feira (16) na empresa onde ocorreu o vazamento de estireno, no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. Mesmo após o controle da ocorrência registrado na quarta-feira (15), as equipes permanecem mobilizadas para evitar que o aumento da temperatura provoque uma nova liberação de vapores da substância química.
PUBLICIDADE
Mesmo após a contenção inicial do vazamento de estireno, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) permanece mobilizado no Distrito Industrial. A prioridade, neste momento, é manter a temperatura do tanque sob controle para reduzir o risco de uma nova emissão de vapores.
Para isso, as equipes utilizam um sistema de resfriamento com jatos contínuos de água. A medida é considerada essencial porque o estireno pode se tornar mais instável quando exposto ao calor.
Como o vazamento afetou outras empresas?
Os efeitos do incidente ultrapassaram os limites da empresa onde ocorreu o vazamento. Funcionários de indústrias vizinhas relataram um forte cheiro de produto químico, descrito por muitos como semelhante ao de thinner.
Na LG, trabalhadores foram liberados preventivamente após apresentarem mal-estar. Já na Yamaha, um funcionário precisou ser socorrido e retirado de maca por equipes de emergência depois de passar mal durante o expediente.
PUBLICIDADE
Quais medidas foram adotadas pelas autoridades?
Diante do cenário, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) orientou que as empresas do Polo Industrial avaliem a liberação temporária de funcionários que possam estar expostos ao estireno.
A recomendação tem caráter preventivo e busca preservar a saúde dos trabalhadores enquanto persistirem os alertas emitidos pelos órgãos responsáveis.
A situação já foi controlada?
Embora não haja confirmação oficial de um novo vazamento de grande porte, o local segue sendo acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos técnicos.
O monitoramento continuará até que as condições sejam consideradas totalmente seguras, já que as características do estireno exigem vigilância constante para evitar novos episódios de liberação de vapores.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






