O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Bombeiros vão assumir atendimento em tenda de triagem para liberar profissionais na assistência dentro do HPS 28 de Agosto

Com o aumento da demanda de hospitalizações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus, a rede estadual de saúde segue reorganizando a rede de assistência na capital amazonense.

Por Natan AMPOST

05/01/2021 às 15:02 - Atualizado em 06/01/2021 às 12:49

Redação AM POST

A partir desta terça-feira (05/01), o serviço na tenda de triagem do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto passa a ser gerido por profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A medida da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) visa liberar os profissionais que estão atuando nas tendas para reforçar a assistência médica dentro da unidade.

PUBLICIDADE

Serão ao todo 37 profissionais da corporação, sendo sete médicos, 14 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem, que trabalharão em regime de plantão, das 7h às 22h, diariamente, executando a triagem dos pacientes que procuram atendimento com sintomas de Covid-19.

“A secretaria tem um Plano de Contingência da Covid-19 e, neste processo, estamos fortalecendo, hoje (05/01), especificamente a tenda do 28 de Agosto, que será uma tenda de segregação de pacientes, onde os bombeiros assumem o protagonismo na atenção da triagem dos pacientes”, explica o secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem contado com o apoio dos profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros, aprovados no concurso público de 2009. Os profissionais foram atuantes no Hospital de Combate à Covid-19, e atualmente prestam assistência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e no atendimento especializado ambulatorial da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, unidades pertencentes à rede estadual de saúde.

PUBLICIDADE

Ampliação
Com o aumento da demanda de hospitalizações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus, a rede estadual de saúde segue reorganizando a rede de assistência na capital amazonense.

Em dois meses, houve um acréscimo de 141% na oferta de leitos exclusivos para Covid-19 na rede estadual de saúde, saindo de 457 para os atuais 1.103 leitos. Na UTI, o aumento de leitos foi de 125% até a terça-feira (05/01), saindo de 120 no início do plano, em novembro, para os atuais 270.

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Guarda Municipal filmado espancando homem algemado com cassetete é preso em Manaus

As agressões ocorreram no dia 12 de abril, dentro de um prédio abandonado no Centro de Manaus.

há 30 minutos

Amazonas

Débora Menezes propõe PL que proíbe cotas específicas para pessoas trans em concursos públicos no Amazonas

Para a parlamentar, a reserva de vagas para pessoas trans fere o princípio da igualdade formal e a meritocracia.

há 46 minutos

Polícia

Suspeito de matar jovem a facadas é preso após denúncia anônima em Manaus

O criem aconteceu no último dia 11 de março na zona centro-oeste de Manaus.

há 1 hora

Amazonas

Wilson Lima acompanha envio de 40 toneladas de alimentos para famílias afetadas pela cheia dos rios em Boca do Acre

Os insumos estão sendo transportados por carretas pela BR-319, com previsão de chegada em até quatro dias.

há 2 horas

Mundo

Papa Francisco é sepultado em Roma sob forte comoção popular

Enterro ocorreu após missa de Exéquias na Basílica de São Pedro.

há 2 horas