A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Carnaval 2026: Desfile das escolas de samba em Manaus começa nesta sexta (13); veja ordem das apresentações

Nove escolas abrem a programação no Sambódromo; Grupo Especial entra na avenida no sábado.

Por Natan AMPOST

13/02/2026 às 11:17 - Atualizado em 18/05/2026 às 22:06

Resumo 


Desfiles do Carnaval na Floresta começam nesta sexta-feira no Sambódromo de Manaus com o Grupo de Acesso A. Grupo Especial desfila no sábado com oito escolas e novos enredos.

Notícias de Manaus – O Carnaval de Manaus começa nesta sexta-feira (13) com os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso A no Sambódromo. Nove agremiações entram na avenida a partir das 21h, dando início à programação oficial do carnaval amazonense.

A competição deste ano terá mudanças importantes no regulamento. Em decisão tomada em janeiro, os dirigentes das escolas do Grupo Especial definiram que não haverá rebaixamento na elite do carnaval em 2026. Com isso, as oito agremiações permanecerão na divisão principal.

Pelas regras aprovadas, a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso A garantirão vaga no Grupo Especial em 2027. Assim, a elite do carnaval de Manaus passará a ter dez escolas a partir da próxima edição.

PUBLICIDADE

Leia mais: Ancestralidade, fé e território dão o tom dos ensaios do Grupo Especial no Carnaval de Manaus 2026

Programação será dividida em dois dias

Os desfiles seguem um cronograma dividido entre os dois principais grupos. O Grupo de Acesso A abre a programação nesta sexta-feira (13), enquanto o Grupo Especial entra na avenida no sábado (14), com início previsto para as 20h.

A apuração das notas que definirão as campeãs será realizada na segunda-feira (16), a partir das 14h, também no Sambódromo.

Ordem de desfiles do Grupo de Acesso A

As apresentações do Grupo de Acesso A acontecem ao longo da madrugada de sexta para sábado, com nove escolas disputando as duas vagas que garantem acesso à elite do carnaval em 2027.

PUBLICIDADE

A ordem dos desfiles é a seguinte:

  • 21h às 21h50 – Leão do Barão Açu

  • 21h50 às 22h40 – Dragões do Império

  • 22h40 às 23h30 – Beija-Flor do Norte

  • 23h30 às 0h20 – AC Cidade Alta

  • 0h20 às 1h10 – Mocidade Independente do Coroado

  • 1h10 às 2h – Tradição Leste

  • 2h às 2h50 – Império do Havaí

  • 2h50 às 3h40 – Meninos Levados

  • 3h40 às 4h30 – Sem Compromisso

As duas melhores colocadas sobem para o Grupo Especial em 2027.

Enredos do Grupo Especial prometem diversidade temática

No sábado (14), o Sambódromo recebe as oito escolas do Grupo Especial, que levarão à avenida enredos com temas que misturam cultura regional, história, espiritualidade e homenagens a personagens da Amazônia.

A programação começa às 20h com a escola Presidente Vargas, que abre a noite com o enredo “Com Uma Flecha e Um Sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”. A proposta é destacar o protagonismo feminino na região.

Em seguida, a Andanças de Ciganos comemora os 50 anos de fundação com o enredo “Os Ciganos contam suas andanças – 50 anos de história”.

PUBLICIDADE

A terceira escola a desfilar será A Grande Família, com o tema “Maracanaú – O Galo Faceiro e o Chamado de São João”, que leva para a avenida elementos das festas juninas.

Espiritualidade, história e homenagens na avenida

A madrugada do sábado para domingo será marcada por enredos com forte ligação com a cultura amazônica.

A Reino Unido da Liberdade apresenta o tema “Salve os caboclos da floresta! Da coroa de Vodum aos contos do Mestrinho”, com destaque para elementos da espiritualidade popular.

A Mocidade Independente de Aparecida entra na avenida com o enredo “Do Velho ao Novo, Para Sempre Airão”, exaltando a história e as riquezas naturais do município.

PUBLICIDADE

Já a Vila da Barra promete um espetáculo lúdico com o tema “A Ópera dos Imortais”.

Últimas escolas encerram o desfile

As duas últimas apresentações do Grupo Especial trazem enredos com foco em personagens e obras marcantes da região.

A Vitória Régia desfila com o enredo “O Filho da Ilha que encanta o Amazonas”, em homenagem ao ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia.

Encerrando a programação, a Unidos do Alvorada leva para a avenida o tema “Uma estrada, uma vida, um sonho: O Alvorecer da 319”, que aborda a história da rodovia federal BR-319 e sua importância para o estado.

Ordem de desfiles do Grupo Especial

A sequência das apresentações do sábado será:

  • 20h às 21h10 – Presidente Vargas

  • 21h20 às 22h30 – Andanças de Ciganos

  • 22h40 às 23h50 – A Grande Família

  • 0h às 1h10 – Reino Unido da Liberdade

  • 1h20 às 2h30 – Mocidade Independente de Aparecida

  • 2h40 às 3h50 – Vila da Barra

  • 4h às 5h10 – Vitória Régia

  • 5h20 às 6h30 – Unidos do Alvorada

Com a expectativa de arquibancadas cheias e disputas acirradas, o Carnaval na Floresta inicia mais uma edição com mudanças no regulamento e enredos voltados à identidade cultural da Amazônia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Pablo é atingido por lata durante show na Bahia e pede retirada de homem pela polícia

Cantor não sofreu ferimentos e voltou ao palco após a retirada do suspeito pela Polícia Militar.

há 2 horas

Polícia

Homem morre após passar mal durante caminhada na Lagoa do Japiim em Manaus

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu ainda no local antes de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

há 3 horas

Amazonas

Cubanos superam venezuelanos e lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez

Levantamento aponta crescimento acelerado das solicitações de cidadãos cubanos e revela mudanças no cenário migratório brasileiro.

há 3 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade inaugura nova ponte na Cidade Nova e amplia integração viária em Manaus

Estrutura de concreto armado liga núcleos do bairro e faz parte de programa estadual que prevê novas conexões viárias na capital.

há 3 horas

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 3 horas