O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Chegada de turistas internacionais no Amazonas aumenta em 18,2% em 2024

O estado recebeu mais de 28,4 mil visitantes estrangeiros, superando os 24 mil registrados em 2023.

  • Por AM POST

  • 09/01/2025 às 18:21

  • Leitura em três minutos

O Amazonas foi destaque na pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. De acordo com a pesquisa, em 2024, o crescimento da chegada de turistas internacionais foi de 18,2% em comparação a 2023. A pesquisa foi divulgada na terça-feira (07/01)

O estudo aponta que os destinos amazonenses receberam 28,4 mil turistas internacionais em 2024, sendo 2.281 somente em dezembro. O número recorde consolida o trabalho do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), na promoção do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

PUBLICIDADE

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou que o crescimento do turismo internacional nos municípios do Amazonas são reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas no turismo, principalmente, no interior do Amazonas, com projeto de interiorização e promoção do destino.

“O aumento expressivo é o reflexo do trabalho conjunto com nossos turismólogos nos municípios do Amazonas, resultando em capacitação e ordenamento. Com essa teia fortalecida, promovemos o Amazonas nacionalmente e internacionalmente com as participações em feiras e ações conjuntas com a Embratur e Mtur”, salientou Ribeiro.

O levantamento apresentou o Teatro Amazonas, Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, como os principais atrativos turísticos visitados. Trilhas, passeios de barco e visita às comunidades indígenas também foram citadas, o que destaca o Amazonas como um destino ideal para a prática de etnoturismo, ecoturismo e turismo de natureza.

PUBLICIDADE

Os dados fazem parte de um levantamento que analisou o fluxo de turistas internacionais em todo o Brasil. Foram destaque os estados nortistas Amapá (+23,2%) e o Pará (+47,4%), que recebeu eventos da COP 30.

Ampliação da malha aérea

PUBLICIDADE

Para reforçar e impulsionar o turismo internacional, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, investiu na ampliação da malha aérea, com o anúncio de novos voos internacionais e nacionais, que aumentam a conectividade do Amazonas.

Atualmente, Manaus possui voos diretos para Miami e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, operados pela Gol e Azul Linhas Aéreas e para Bogotá, na Colômbia, operado pela Avianca e para o Panamá, operado pela Copa Airlines. Além disso, há conexões para Puerto Ordaz, na Venezuela, pela Conviasa e recentemente o foi anunciado a retomada do voo para Lisboa, em Portugal, pela TAP Air Portugal, que posiciona o Amazonas como uma porta de entrada para turistas europeus.

PUBLICIDADE

Promoção internacional e capacitação

Em 2024, ações para promover o ordenamento, a qualificação e a divulgação do turismo no estado foram destaque. Entre elas, a capacitação realizada no mercado europeu, que treinou cerca de mil agentes de turismo em seis idiomas, reforçando o potencial do Amazonas no mercado global. As press trip, em parceria com a Embratur e a TAP Air Portugal também foram realizadas para promover o Festival de Parintins e a retomada do voo Lisboa-Manaus.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias