Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CIF fiscaliza cinco locais e encerra um bloco de rua que se apresentava de forma irregular em Manaus

O objetivo da ação é verificar possíveis irregularidades nos eventos.

Por Hugo Guimarães

24/02/2025 às 06:34

 

A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), fiscalizou cinco blocos de rua neste sábado (22/02) para verificar a legalidade dos eventos carnavalescos. Um bloco no bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus, foi encerrado por não apresentar documentos obrigatórios.

PUBLICIDADE

“Nosso objetivo principal é que os eventos possam ocorrer de maneira segura, integrada e trazendo maior eficiência de prestação de serviço para a população. O objetivo é que esses blocos ocorram de maneira ordenada, por isso foi discutido diversos detalhes da Portaria de Carnaval e as diretrizes necessárias para a realização dessas festas”, disse o chefe Departamento de Planejamento Integrado (DPI) da SSP, major William Gomes.

O delegado titular do 20ª Distrito Integrado de Polícia (DIP) Fernando Bezerra, explicou sobre a integração dos órgãos durante a primeira CIF do carnaval de 2025.

“É muito importante lembrar que nosso papel aqui não é inviabilizar a realização desses eventos. O objetivo principal é que todos que queiram brincar o carnaval possam estar devidamente adequados e regularizados de acordo com as normas, por isso primeiro fazempa abordagem de orientação, verificação acerca das autorizações devidas e, caso seja necessário, a dissolução de algum evento”, ressaltou o delegado.

No bairro Parque Dez e Alvorada, dois blocos foram autuados pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) por não apresentarem os documentos obrigatórios para o funcionamento do evento.

Crianças e adolescentes

PUBLICIDADE

Além da fiscalização, as equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e do Juizado Infracional da Infância e da Juventude (JIJI), verificaram a presença de crianças e adolescentes nos locais.

“Buscamos explicar aos organizadores do evento as regras, fazer as orientações cabíveis com muito cuidado e apoio. As crianças que estão presentes com os pais, existe todo um tipo de abordagem, até 12 anos não pode participar e de 12 anos para cima estão liberados, mas sempre acompanhado de um responsável legal e com todos os documentos”, explicou Delma Sousa, assessora da Secretaria de Criança e Adolescente da Sejusc.

Bloco encerrado

Na zona norte de Manaus, um bloco de rua foi encerrado por diversas irregularidades, além de apresentar risco para o público.

“Nesse evento foram constatados por alguns órgãos irregularidades, como por exemplo, questão do som, ausência de bombeiro civil para as intervenções necessárias, a ligação irregular de energia que poderia também declinar em um problema incendiário, a questão do limite das ruas que estava estabelecido no autorização e não foi respeitado. Então, por essas diversas irregularidades é melhor que seja vedada a continuidade desse bloco de carnaval diante de todo o parecer técnico para a segurança da população”, explicou o delegado Fernando Bezerra.

Efetivo

A CIF contou com agentes da SSP-AM e representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vigilância Sanitária Municipal e Amazonas Energia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Pará

Deputada do Pará destina maior emenda Pix de 2026 para cidade administrada pelo marido

Alessandra Haber direcionou R$ 19 milhões para Ananindeua, município governado até abril por Daniel Santos.

há 3 minutos

Manaus

Saiba quem era o jovem motociclista que morreu em grave acidente em Manaus

Guilherme Reis havia saído de casa para comprar pão quando colidiu com um carro.

há 13 minutos

Política

Disputa pelo Senado no Amazonas pode ficar concentrada em quatro candidatos após articulações políticas

Possível retirada de Marcelo Ramos e baixa movimentação de Marcos Rotta podem reduzir a disputa pelas duas vagas ao Senado.

há 31 minutos

Brasil

Alcolumbre pauta MP do Frete após acordo entre governo e oposição; votação ocorre nesta terça

Medida provisória que altera regras do transporte rodoviário de cargas será analisada pelo Senado antes de perder a validade.

há 1 hora

Eleições 2026

Direto ao Ponto representa o Amazonas em reunião do TSE sobre regras para pesquisas eleitorais

Único instituto da Região Norte convidado, Direto ao Ponto participou de debate com o presidente do TSE e apresentou propostas para aperfeiçoar a legislação das pesquisas eleitorais.

há 1 hora