O portal de notícias da Amazônia



Manaus

Com crise financeira, Amazonas Energia pode entrar em colapso e deixar Manaus sem energia; veja o vídeo

A capital amazonense pode ficar no escuro nos próximos 60 dias.

  • Por AM POST

  • 28/11/2023 às 11:29

  • Leitura em dois minutos

blank

Foto: Divulgação

Notícias de ManausNa manhã desta terça-feira, uma notícia nada boa pegou os manauaras de surpresa, durante o programa do jornalista Robson Tiradentes. Segundo o comunicador, a empresa Amazonas Energia, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado, pode deixar Manaus sem energia elétrica nos próximos 60 dias. O motivo seria a crise financeira que a concessionária está enfrentando.

A possibilidade disso acontecer foi logo depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encaminhar ao Ministério de Minas e Energia um documento recomendando o término do contrato. A decisão da Aneel vem como uma penalidade devido ao pedido da Amazonas Energia para a transferência de controle societário para a Green Energy Soluções em Energia, pedido que foi recusado pela agência reguladora.

PUBLICIDADE

A Amazonas Energia afirmou que, no momento oportuno, se pronunciará sobre a situação. De acordo com a Aneel, a recomendação é resultado da falta de comprovação, por parte da nova empresa, da capacidade técnica e econômico-financeira para assumir a concessão de distribuição de energia.

A Amazonas Energia havia sido autuada pela Aneel em setembro de 2022 por descumprimento de cláusulas contratuais relacionadas à capacidade de gerir recursos financeiros e de restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Diante disso, a concessionária teve a oportunidade de apresentar um plano de recuperação ou optar pela transferência de controle societário.

PUBLICIDADE

A empresa escolheu a transferência de controle, formalizando o pedido em outubro de 2023, indicando a Green Energy Soluções em Energia Ltda como pretenso novo controlador. Entretanto, a Aneel recusou o pedido, levando à recomendação de encerramento do contrato enviada ao Ministério de Minas e Energia.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank