Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Contêineres são proibídos de estacionar em vias públicas de Manaus

Nova lei estabelece regras rigorosas para transporte e uso de contêineres na cidade, com multas e sanções para infrações.

Por Hugo Guimarães

25/07/2025 às 13:07 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:25

Foto: João Viana/Semcom

Notícias de Manaus – A partir desta semana, estacionar contêineres em vias públicas de Manaus passa a ser proibido, conforme determina a Lei Complementar nº 26, sancionada pelo prefeito David Almeida (Avante) no dia 23 de julho de 2025. A medida altera o Código de Posturas do Município e busca coibir o uso irregular de espaços públicos, além de reforçar a segurança no trânsito e no transporte urbano de cargas.

PUBLICIDADE

A legislação, proposta pelo vereador Jander Lobato (PSD) e aprovada pela Câmara Municipal de Manaus em junho, proíbe o estacionamento de contêineres, sejam eles vazios ou carregados, em qualquer via pública da cidade. Além disso, o transporte só poderá ocorrer se os contêineres estiverem devidamente fixados em cavalos mecânicos com dispositivos de segurança do tipo “lock” ou similares.

Segundo Jander Lobato, o desrespeito às normas de segurança tem causado transtornos em Manaus, com contêineres estacionados em ruas que atrapalham o trânsito e até danificam o pavimento asfáltico.

A nova lei prevê sanções rigorosas para quem descumprir as regras, incluindo advertência, multas, apreensão de equipamentos, interdição de atividades e, em casos graves, até cassação de licença. As penalidades podem ser aplicadas cumulativamente e agravadas em casos de reincidência.

Com essa iniciativa, a Prefeitura espera garantir mais ordem e segurança nas vias públicas, beneficiando motoristas, pedestres e o fluxo de mercadorias na capital amazonense.

Leia mais: Vídeo: Carreta com contêiner tomba na Avenida Autaz Mirim e causa congestionamento em Manaus

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso em Manaus suspeito de praticar zoofilia contra animais de grande porte

Suspeito foi preso em flagrante no bairro Redenção.

há 7 minutos

Brasil

Mega-Sena: confira as dezenas sorteadas no concurso que paga R$ 85 milhões

Caixa Econômica Federal realizou o sorteio na noite desta quinta-feira (30).

há 55 minutos

Manaus

DJ argentino Diego Sosa fará apresentação exclusiva em Manaus

Artista reconhecido na cena internacional do Tech House será a principal atração da House in the Mix, na Rox Club Lounge, em Manaus.

há 56 minutos

Brasil

Mendonça autoriza investigação sobre Lulinha após pedido da PF por suspeitas de corrupção e tráfico de influência

Ministro do STF deu aval para novo inquérito que apura suposta atuação de Fábio Luís Lula da Silva em negociações envolvendo cannabis.

há 57 minutos

Fiscaliza Parlamento

Vereador Rosinaldo Bual já recebeu R$ 234 mil em salários desde que foi preso por suspeita de rachadinha

Transparência da CMM mostra que vereador afastado por decisão judicial continuou recebendo entre outubro de 2025 e junho de 2026.

há 1 hora