Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

De autoria de Caio André, projetos de incentivo à capoeira e sobre deficiência auditiva unilateral avançam na CMM

Na primeira votação após o recesso parlamentar, os vereadores também discutiram mais de 30 projetos

Por Hugo Guimarães

02/08/2023 às 21:33

Foto: Divulgação/CMM

Dois Projetos de Lei de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), foram votados e avançaram para novas comissões nesta quarta-feira (02/08). As matérias, respectivamente, versam sobre o caráter educacional da capoeira e sobre a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial. Na primeira votação após o recesso parlamentar, os vereadores ainda discutiram mais de 30 projetos.

O PL 402/2022, de autoria de Caio André, dispõe sobre a capoeira como uma manifestação cultural e esportiva. O projeto incentiva a celebração de parcerias para o ensino da prática nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privados. A matéria foi discutida pelos parlamentares, teve o parecer da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) aprovado e seguiu para a 4ª Comissão de Educação.

PUBLICIDADE

O parlamentar lembrou que nesta quinta-feira (03/08) é comemorado o Dia da Capoeira. Para o vereador, a tramitação do projeto significa um estímulo à modalidade é a valorização da cultura do País.

“É uma daquelas boas coincidências. Há muitas escolas que utilizam a capoeira como uma ferramenta educacional, isso é de fundamental importância, e veio num dia correto, onde amanhã vamos estar comemorando o Dia Nacional da Capoeira”, afirmou o presidente da Casa Municipal.

Além da valorização cultural da modalidade, o projeto elenca benefícios da capoeira que vão desde a saúde física até a mental. A prática pode desenvolver a força corporal, flexibilidade, redução do estresse, ansiedade, perda de sobrepeso e interação social.

Outro projeto do parlamentar, o PL 014/2023, reconhece a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial, do tipo auditiva. O vereador argumenta que a partir da aprovação do projeto, este grupo também terá direito a políticas públicas importantes como reservas de vagas em concursos públicos e contratação por empresas.

PUBLICIDADE

A matéria teve o parecer da 3ª comissão aprovado pelos vereadores e avançou para a 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Indicações – Três indicações do presidente da Casa também foram aprovadas na sessão plenária desta quarta-feira. Os requerimentos solicitam reparos na área do Dom Pedro e a construção de uma academia ao ar livre.

A primeira indicação é para a construção de uma cobertura da parada de ônibus na avenida Dom Pedro, zona centro-oeste da capital. A segunda indica a construção de um banheiro público na praça Pró-menor Dom Bosco, localizada na rua Manoel Borba Gato, bairro Dom Pedro.

A terceira indicação pede uma academia ao ar livre e arborização na rua Pico das Águas, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

Sessão plenária – A Reunião Ordinária desta quarta-feira, no plenário Adriano Jorge, foi a primeira com deliberação e votação de projetos desde o recesso parlamentar. Ao todo, 32 Projetos de Lei foram discutidos pelos parlamentares.

Cinco projetos foram aprovados e seguiram para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Dois são de autoria do Executivo Municipal e autorizam a prefeitura a desafetar duas áreas nas comunidades Arthur Bernardes e Kako Caminho que serão doadas ao Governo do Estado. O objetivo é executar a construção de obras habitacionais.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Eleições 2026

TRE-AM manda investigar pesquisa que colocou Maria do Carmo na liderança após perícia apontar irregularidades graves

TRE-AM determina envio do caso ao Ministério Público Eleitoral após perícia judicial identificar irregularidades consideradas graves em levantamento do Instituto Veritá.

há 40 segundos

Brasil

Governo Trump cancela visto de embaixadora do Brasil

A medida amplia a tensão diplomática entre os dois países em meio a uma série de atritos recentes.

há 2 minutos

Política

Plano de David prevê recuperação de rodovias no Amazonas, articulação pela BR-319 e parceria inédita para grandes obras em Manaus

Candidato ao Governo do Amazonas promete oito grandes intervenções na capital, criação do programa SOS Rodovias e articulação para conclusão da BR-319.

há 35 minutos

Eleições 2026

‘Máfia da Meta’: Perfil indiano é usado para derrubar no Instagram matérias sobre aumento do patrimônio de Eduardo Braga 

Conta verificada reivindica direitos autorais sobre conteúdos de veículos amazonenses e provoca remoção de postagens pela Meta.

há 41 minutos

Manaus

Incêndio em área de vegetação mobiliza bombeiros próximo à Reserva Adolpho Ducke, em Manaus

Chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros e não há registro de feridos.

há 1 hora