A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Deputado Rozenha detona titular da Sedel por exclusão de Manaus da Copa do Mundo Feminina, mas omite a própria inoperância

Parlamentear que é presidente da FAF e vice da CBF, garantiu que capital seria sede do torneio, mas falhou na hora do resultado.

Por Natan AMPOST

13/05/2025 às 17:40 - Atualizado em 13/05/2025 às 18:17

Notícias de Manaus – Manaus ficou de fora da lista de cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, e o deputado estadual Rozenha (PMB) reagiu com indignação durante a Sessão Plenária desta terça-feira (13/05), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em discurso inflamado, o parlamentar tentou jogar toda a culpa para o Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Elias Costa de Oliveira, pelo fracasso. No entanto, as críticas encobrem sua própria omissão no processo e revelam a fragilidade de sua atuação política e institucional.

Diante do revés, o deputado buscou um bode expiatório. Acusou a Sedel de falta de articulação, criticando o envio de “funcionários sem qualificação” para tratar com representantes da FIFA e alegando que as exigências da entidade foram respondidas com atraso.

PUBLICIDADE

“Manaus já sediou grandes eventos, mostrou sua força e estrutura. Ficar de fora da Copa do Mundo Feminina de 2027 é uma derrota que expõe a falta de articulação e de gestão da atual Sedel”, afirmou Rozenha, ao questionar a ausência de protagonismo da secretaria em um momento decisivo para o esporte amazonense.

A deputada Alessandra Campelo (Podemos), diretora de Futebol Feminino da FAF, reforçou o impacto negativo da exclusão. “A gente andou para trás. Perder a Copa do Mundo Feminina, tendo sido sede da Copa do Mundo e com toda a estrutura que a gente tem, foi realmente um balde de água fria. A equipe da Sedel não deu uma resposta à altura do que o governador tinha determinado”, declarou.

Em apoio às declarações do deputado Rozenha, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), considerou a perda como inadmissível para um estado com tradição esportiva reconhecida.

“A gente perde, mais uma vez, uma vitrine de oportunidade de gerar emprego, de gerar renda, de ter o futebol amazonense com o foco no Brasil. São momentos para a gente dialogar mais e tentar arrumar soluções.”, enfatizou.

O líder do governo, deputado Felipe Souza (PRD), reconheceu a gravidade da situação e se comprometeu a levar o assunto ao Executivo estadual. “É lamentável que o Amazonas pague o preço do estrelismo e do descaso de um secretário perdendo a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo. Tenho certeza de que o governador está a par dos fatos e, certamente, deverá tomar as providências”, afirmou.

Leia mais: Exclusão de Manaus da escolha de sedes da Copa do Mundo Feminina gera críticas a Rozenha nas redes sociais

PUBLICIDADE

Expectativa

Rozenha ocupa, simultaneamente, três cargos com forte relação com o futebol: deputado estadual, presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com essas credenciais, ele vinha prometendo há mais de um ano que Manaus estaria entre as sedes da Copa. Em eventos públicos, como o lançamento do Campeonato Amazonense Feminino, chegou a garantir que a escolha era “certa”, atribuindo a si mesmo o mérito pelas supostas articulações com a CBF e a FIFA.

Em setembro de 2023, em sessão plenária na Aleam, Rozenha anunciou e deu certeza que Manaus seria escolhida. “A gente conseguiu semana passada costurar junto ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a certeza que Manaus será uma das 10 sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027, ou seja, o que aconteceu na Austrália e Nova Zelândia mês passado acontecerá em Manaus no ano de 2027“, disse.

Realidade

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou na última quarta-feira (7/5) os oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027, que será disputada no Brasil:

Maracanã (Rio de Janeiro),
Arena Fonte Nova (Salvador),
Arena Itaquera (São Paulo),
Mineirão (Belo Horizonte),
Estádio Nacional (Brasília),
Arena Castelão (Fortaleza),
Estádio Beira-Rio (Porto Alegre),
Arena Pernambuco (Recife).

A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 4 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 4 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 5 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 5 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 5 horas