Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Dia ensolarado leva milhares de pessoas para as areias da Ponta Negra

Entre 3,5 mil e 4 mil pessoas estavam curtindo o domingo nas águas do rio Negro

Por Hugo Guimarães

14/05/2023 às 20:48

Fotos: Aguilar Abecassis / Semcom

Redação AM POST

Com uma temperatura acima de 32ºC e um dia lindo de sol, centenas de famílias amazonenses e visitantes escolheram a praia do complexo turístico Ponta Negra, estrutura pública da Prefeitura de Manaus, para curtir o Dia das Mães e se refrescar.

PUBLICIDADE

No final da tarde, por volta de 16h, entre 3,5 mil e 4 mil pessoas estavam curtindo o domingo na faixa de areia e nas águas do rio Negro. Apesar da lotação, não houve registro de incidentes pela comissão que coordena o parque. Hoje, estavam de plantão 14 colaboradores, fora efetivo e equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar. “O rio está cheio e a praia perene está nivelada, neste domingo de calor. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, explicou o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.

Quem curtiu bastante foi a dona de casa Francisca Dourado, 39, que levou os filhos Joana, 9 anos, e Lucas, 13, para dar um mergulho nesta data. “Um dia lindo desse merece uma comemoração especial. Curtir uma praia é revigorar o corpo e a mente para todos. Foi uma ótima diversão”, comentou.

Para a vida ficar melhor na praia, a área de praia conta com novas placas informativas de proibições e de orientações. É proibido levar garrafas e objetos de vidro; soltar “papagaio” (pipa); assim como é proibido fazer acampamento e levar animais para a areia. Também é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura. E, para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.

Proibições

A coordenação do complexo alerta para a segurança e o bom uso das instalações, lembrando os itens proibidos no parque. As garrafas de vidro são proibidas na praia por serem perfurocortantes. A orientação é que o público não leve para o espaço garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.

A recomendação é que façam uso de garrafas plásticas. O público é abordado e orientado sobre a apreensão de objetos proibidos. E as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.

PUBLICIDADE

As placas informativas têm ainda a recomendação para que a população ajude a cuidar e preservar o espaço público, pedindo para se jogar o lixo, nas lixeiras espalhadas pelo parque; para que atendam aos horários; se hidratem, tomando água; e que o espaço conta com a presença de guarda-vidas durante o período de 9h às 17h, diariamente.

O chefe do Pelotão de Guarda-Vidas, tenente do Corpo de Bombeiros Aluísio Cruz, destaca o cuidado com crianças, para que nunca fiquem sozinhas, nem por um instante. É comum em dias de maior movimento na praia a ocorrência de menores de idade perdidos dos seus pais e responsáveis. A orientação é que se procure imediatamente a Polícia Militar, a Guarda Municipal e membros da comissão do parque, que usam coletes de identificação, para informar o desaparecimento. “Em razão do volume de frequentadores, a responsabilidade deve ser redobrada de pessoas com crianças, para não as perderem de vista”, disse.

Cruz comentou que as orientações do Corpo de Bombeiros são para evitar acidentes e incidentes e que os trabalhadores e usuários possam curtir a praia de forma segura e responsável.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 165 milhões; veja os números sorteados

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.041, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

há 2 horas

Manaus

CMM aprova projeto que obriga transparência sobre radares e multas em Manaus

Projeto ainda precisa passar por segunda votação antes da sanção do Executivo.

há 3 horas

Política

Deputados do Republicanos abandonam Omar Aziz e declaram apoio a Roberto Cidade

Aniversário do deputado federal reuniu parlamentares, lideranças evangélicas e comunitárias, marcando novo gesto público de apoio à reeleição de Roberto Cidade.

há 3 horas

Manaus

Prefeito de Manaus Renato Junior declara apoio a Eduardo Braga e define escolha como “parceiro de Manaus”

Prefeito de Manaus afirmou que decisão foi baseada nos investimentos viabilizados para a capital e destacou projetos nas áreas de habitação, infraestrutura e mobilidade urbana.

há 3 horas

Manaus

Dinheiro público pelo ralo: MP apura Águas de Manaus por abrir buracos em ruas que a Prefeitura acabou de asfaltar

Procedimento do Ministério Público apura se intervenções da concessionária em vias recapeadas pelo programa Asfalta Manaus causaram prejuízo aos cofres públicos e falhas de planejamento.

há 3 horas