Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Donos de portais registram BO contra Paula Litaiff e denunciam perseguição em Manaus

Profissionais da imprensa afirmam ter sido alvo de calúnia, difamação e ameaça; denúncias serão levadas à Justiça, segundo associações.

Por AM POST

23/07/2026 às 11:13 - Atualizado em 23/07/2026 às 11:46

  • Quem registrou o BO: Moisés Dutra, Cileide Moussallem (CM7), Hugo Guimarães (AM POST) e Alexandre Rabelo (Portal Holofote).
  • Contra quem: A proprietária do Blog Cenarium, Paula Litaiff.
  • Motivo: Publicações que, segundo os jornalistas, divulgaram informações falsas e os associaram a supostos crimes de stalking.
  • Próximos passos: Os comunicadores informaram que irão adotar medidas judiciais e buscar responsabilização dos envolvidos.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de Manaus – Os proprietários de portais como Hugo Guimarães (AM POST), Alexandre Rabelo (Portal Holofote), Moisés Dutra e Cileide Moussallem (CM7) registraram boletim de ocorrência, na manhã desta quinta-feira (23), em Manaus, contra a dona do Blog Cenarium, Paula Litaiff.

Segundo os jornalistas, a medida foi tomada após a publicação de uma matéria intitulada “Blogueiros serão denunciados por stalking em ação criminal envolvendo menores de idade”, que utilizava fotos dos comunicadores e, conforme alegam, fazia acusações falsas capazes de comprometer suas reputações.

Durante entrevista coletiva concedida após o registro da ocorrência, os comunicadores afirmaram que recorrerão à Justiça para buscar responsabilização pelos conteúdos divulgados.

PUBLICIDADE

Como começou o conflito entre os profissionais da imprensa?

De acordo com os jornalistas durante a coletiva, o episódio teve início após diversos portais repercutirem um vídeo publicado por Moisés Dutra fazendo uma análise sobre disputas envolvendo profissionais da imprensa amazonense e cita, como exemplo, a briga judicial entre Cileide Moussallem e Paula Litaiff.

Segundo os participantes da coletiva, o vídeo tinha como objetivo discutir conflitos entre veículos tradicionais e comunicadores que atuam em portais de notícias e redes sociais, sem imputar crimes a terceiros.

Após a repercussão, Paula Litaiff reagiu por meio de publicações no Blog Cenarium e vídeos divulgados em seu perfil no Instagram, direcionando críticas aos jornalistas.

Leia também: Blog Cenárium publica fake news contra dono do Portal AM POST

O que foi dito durante a coletiva de imprensa?

Durante a coletiva, o presidente da Associação Nacional de Jornalismo Digital, Marcelo Generoso, afirmou que Moisés Dutra, Cileide Moussallem, Alexandre Rabelo e Hugo Guimarães foram alvo de acusações que classificou como “levianas” e “perigosas”.

Segundo ele, as publicações teriam causado prejuízos à imagem dos comunicadores e motivado o registro de boletins de ocorrência por supostos crimes de:

  • Calúnia;
  • Difamação;
  • Ameaça.

Os jornalistas também negaram as acusações divulgadas contra eles e sustentaram que as informações publicadas seriam falsas ou distorcidas.

PUBLICIDADE

FOTO: AM POST

Acusações foram contestadas

Ao longo da coletiva, os jornalistas negaram as acusações divulgadas contra eles e afirmaram que as informações publicadas por terceiros seriam falsas ou distorcidas.

Os participantes também criticaram a divulgação de documentos relacionados a processos judiciais e afirmaram que alguns deles estariam sob sigilo.

As declarações refletem a versão apresentada pelos jornalistas durante a coletiva. As pessoas citadas nas críticas têm direito ao contraditório e à ampla defesa.

FOTO: AM POST

Debate sobre jornalismo digital

Outro tema abordado foi o reconhecimento dos profissionais do jornalismo digital.

Os participantes defenderam o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2009, que afastou a exigência de diploma específico para o exercício da profissão de jornalista.

Segundo os representantes das associações, eles pretendem levar o debate a Brasília e buscar diálogo com órgãos e entidades nacionais sobre o tema.

Entidades anunciam medidas judiciais

Durante o encontro com a imprensa, representantes das associações afirmaram que irão acompanhar juridicamente os casos e adotar as medidas cabíveis na Justiça contra as publicações que consideram ofensivas.

Eles também disseram que pretendem intensificar ações em defesa dos profissionais do jornalismo digital e combater o que classificam como perseguição contra comunicadores independentes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Corpo de repórter da Globo é encontrado dentro de apartamento e morte intriga autoridades

Repórter de segurança pública foi encontrado por colegas em seu apartamento em Vitória após atraso no expediente; Polícia Civil investiga o caso.

há 7 minutos

Polícia

Polícia apreende 700 quilos de skunk escondidos às margens do rio Negro, em Manaus

Operação do Denarc apreendeu ainda quatro armas de fogo e munições após investigação iniciada em fevereiro deste ano.

há 21 minutos

Amazonas

Homem é preso pela PF suspeito de armazenar vídeos pornográficos com crianças em Manaus

Durante a operação, policiais federais apreenderam equipamentos eletrônicos que passarão por perícia para aprofundar as investigações.

há 57 minutos

Polícia

Suspeito de matar vizinho a facadas em bar de Manaus é preso em aeroporto de São Paulo

Márcio José dos Anjos Souza foi interceptado em Guarulhos durante operação conjunta da DEHS, Polícia Federal e Polícia Civil de SP.

há 1 hora

Brasil

“Brasil vive golpe de estado liderado por Moraes”, diz Wall Street Journal, o jornal mais importante do mundo

Texto de opinião assinado por colunista norte-americana reúne críticas à atuação do ministro e da Suprema Corte; argumentos refletem a posição da autora e geraram debates.

há 1 hora