Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Editais da Lei Paulo Gustavo estão disponíveis para consulta até terça-feira (19)

A consulta pública permite a participação da classe artística com sugestões para complementar os editais de implementação da referida lei.

Por Hugo Guimarães

18/09/2023 às 13:27

Manaus/AM – Artistas, trabalhadores da cultura têm até esta terça-feira (19) para participar da consulta pública dos editais que serão publicados no estado para aplicação da Lei Paulo Gustavo. As minutas de oito editais estão disponíveis no Portal da Cultura, na aba da lei federal. São elas, audiovisual, povos indígenas, povo negro, micro e pequenas empresas no audiovisual, LGBTQIA, hip hop, fomento às artes e cultura e cultura popular.

PUBLICIDADE

Nesta fase, o objetivo é coletar propostas, receber sugestões sobre divisões de categorias, valor e demais itens para finalização dos editais. As sugestões podem ser enviadas para [email protected].

A consulta pública dá sequência ao processo de elaboração dos editais da Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural. A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Ministério da Cultura e apoio do Conselho Estadual de Cultura (Conec).

“No dia 13 de setembro, publicamos o edital de credenciamento de avaliadores dos projetos e de validação de autodeclaração, também submetido para consulta pública. Agora, estamos empenhados em desenhar os editais, com a colaboração do setor cultural, para que a política pública alcance veemente à classe artística”, pontua o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

Para o secretário geral do Conec, André Durand, a participação ativa dos fazedores de cultura é essencial para garantir a eficiência no uso dos recursos e o benefício significativo da população do Amazonas. “Nas consultas públicas os participantes também têm a oportunidade de expressar expectativas em relação às diferentes modalidades culturais que serão contempladas pela Lei Paulo Gustavo”, disse ele.

Ainda de acordo com Durand, que também ocupa a cadeira da Dança do Conec, a etapa consultiva “é um momento de diálogo e troca de ideias fundamental para a elaboração de um planejamento eficiente e direcionado, que atenda às necessidades e anseios da comunidade e a promoção de uma cultura proativa, participativa, colaborativa e potencializada”, acrescenta o secretário geral do conselho.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Investigação

Polícia apura morte de mulher após suspeita de alteração na cena do crime em Coari

Laudo preliminar não confirmou a causa da morte, e peritos identificaram indícios de que o local onde o corpo foi encontrado pode ter sido modificado.

há 27 minutos

Manaus

Mãe de criança autista denuncia agressão após crise do filho em brinquedoteca de shopping em Manaus

Mulher afirma que foi agredida pela mãe de outra criança após o filho, diagnosticado com TEA, apresentar uma crise.

há 36 minutos

Amazonas

Tristeza e dor: saiba quem era a menina de 13 anos morta durante grave acidente de trânsito na BR-174 no Amazonas

Mikaely Vitória da Silva estava em uma motocicleta que colidiu com uma picape; barbeiro de 36 anos também morreu no local.

há 49 minutos

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 1 hora

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 1 hora