Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Empresas privadas ganham autorização para integrar câmeras ao Sistema Paredão em Manaus

Comércios, shoppings e empresas de transporte público da capital podem colaborar com o videomonitoramento estadual.

Por Hugo Guimarães

17/09/2025 às 11:09 - Atualizado em 17/09/2025 às 17:23

Empresas privadas ganham autorização para integrar câmeras ao Sistema Paredão em Manaus

Foto: Arthur Castro/Secom

Notícias de Manaus – Empresas de Manaus agora podem integrar suas câmeras de segurança ao Sistema Paredão, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Comercial do Amazonas (ACA). O sistema usa reconhecimento facial e veicular para reforçar a vigilância na cidade.

PUBLICIDADE

Segundo Bruno Loureiro, presidente da ACA, a adesão é feita por meio de empresas homologadas e o custo para os empresários se limita à aquisição e manutenção dos equipamentos.

“Nós temos empresas homologadas, que já passaram por treinamentos e reuniões com fabricantes de equipamentos e empresas de software. Há toda uma homologação para que o empresário possa instalar o equipamento em seu comércio, aumentando a sensação de segurança tanto para a loja quanto para o cliente”, explicou Loureiro.

Os empresários podem instalar tanto equipamentos homologados pelo sistema, compatíveis com o Paredão, quanto câmeras comuns, que funcionam como apoio visual. A contratação, aquisição e manutenção ficam a cargo das empresas parceiras, sem gerar custos para o Estado.

Leia mais em: Colégio Lato Sensu entra na mira do MPAM por suposta falta de acessibilidade

PUBLICIDADE

“Nós vamos elencar as empresas de segurança eletrônica homologadas a instalar câmeras de reconhecimento facial e câmeras de leitura de placa nos comércios. Eles conseguiram chegar a um preço muito acessível a todos e isso vai ser fundamental, porque vai ampliar a nossa rede e a proteção da sociedade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida.

O monitoramento é complementado por torres fixas espalhadas pela cidade. Atualmente, 254 câmeras estão em operação em 172 torres, de um total previsto de 650, incluindo pontos estratégicos na área Central de Manaus.

O sistema está integrado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que rostos identificados sejam cruzados automaticamente com ordens judiciais em aberto. A verificação também conta com informações do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e do Detran-AM.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 5 minutos

Política

Henrique Oliveira aponta aliança de Plínio Valério com Omar Aziz e questiona apoio da direita: “Como é que pode ter voto dos bolsonaristas?”

Ex-vice-governador afirmou que Plínio estaria “em cima do muro” ao disputar a reeleição enquanto mantém proximidade política com Omar Aziz.

há 21 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade vai anunciar nesta terça-feira novo desembargador do TJAM; veja quem está na disputa

Governador do Amazonas escolherá entre Grace Benayon, Marco Aurélio Choy e Carlos Alberto Filho para ocupar vaga.

há 41 minutos

Brasil

Jornalista acusa Moraes de violar sigilo de fonte após operação contra informante

Luís Pablo afirma que busca e apreensão contra Raimundo Cutrim representa tentativa de “criminalizar o jornalismo”.

há 59 minutos