A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Empresas privadas ganham autorização para integrar câmeras ao Sistema Paredão em Manaus

Comércios, shoppings e empresas de transporte público da capital podem colaborar com o videomonitoramento estadual.

Por Hugo Guimarães

17/09/2025 às 11:09 - Atualizado em 17/09/2025 às 17:23

Empresas privadas ganham autorização para integrar câmeras ao Sistema Paredão em Manaus

Foto: Arthur Castro/Secom

Notícias de Manaus – Empresas de Manaus agora podem integrar suas câmeras de segurança ao Sistema Paredão, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Comercial do Amazonas (ACA). O sistema usa reconhecimento facial e veicular para reforçar a vigilância na cidade.

PUBLICIDADE

Segundo Bruno Loureiro, presidente da ACA, a adesão é feita por meio de empresas homologadas e o custo para os empresários se limita à aquisição e manutenção dos equipamentos.

“Nós temos empresas homologadas, que já passaram por treinamentos e reuniões com fabricantes de equipamentos e empresas de software. Há toda uma homologação para que o empresário possa instalar o equipamento em seu comércio, aumentando a sensação de segurança tanto para a loja quanto para o cliente”, explicou Loureiro.

Os empresários podem instalar tanto equipamentos homologados pelo sistema, compatíveis com o Paredão, quanto câmeras comuns, que funcionam como apoio visual. A contratação, aquisição e manutenção ficam a cargo das empresas parceiras, sem gerar custos para o Estado.

Leia mais em: Colégio Lato Sensu entra na mira do MPAM por suposta falta de acessibilidade

PUBLICIDADE

“Nós vamos elencar as empresas de segurança eletrônica homologadas a instalar câmeras de reconhecimento facial e câmeras de leitura de placa nos comércios. Eles conseguiram chegar a um preço muito acessível a todos e isso vai ser fundamental, porque vai ampliar a nossa rede e a proteção da sociedade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida.

O monitoramento é complementado por torres fixas espalhadas pela cidade. Atualmente, 254 câmeras estão em operação em 172 torres, de um total previsto de 650, incluindo pontos estratégicos na área Central de Manaus.

O sistema está integrado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que rostos identificados sejam cruzados automaticamente com ordens judiciais em aberto. A verificação também conta com informações do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e do Detran-AM.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Reserva financeira do Crea-AM encolheu mais de R$ 7,5 milhões durante gestão de Afonso Lins, apontam balanços oficiais

Documentos do Conselho revelam redução de 86,1% na reserva financeira, sucessivos déficits orçamentários e dependência de transferências externas para equilibrar as contas.

há 11 minutos

Amazonas

TCE-AM aceita denúncia e Prefeitura de Eirunepé vira alvo de investigação por possíveis irregularidades na administração pública

Empresa questiona possíveis irregularidades na administração municipal; Tribunal de Contas ainda vai analisar o pedido de medida cautelar.

há 13 minutos

Brasil

Acidente entre carreta-cegonha e ônibus deixa 38 feridos na BR-163; quatro vítimas estão em estado grave

Colisão mobilizou equipes de resgate, interditou a rodovia e deixou dezenas de passageiros feridos.

há 16 minutos

Polícia

Condenado por tentar matar motorista e jogá-lo em rio é preso novamente em Manaus

PC-AM recaptura foragido condenado a 16 anos por tentativa de latrocínio cometido contra um motorista em Roraima

há 26 minutos

Brasil

Professora revela trauma após alunos colocarem lâmina de vidro em seu copo de água

Docente registrou boletim de ocorrência e afirmou que ainda tenta superar o episódio.

há 27 minutos