Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Escolas do grupo especial de Manaus levam para avenida desfiles grandiosos na disputa pelo título de campeã

As oito escolas do grupo especial deram um show na avenida, encerrando os desfiles no Sambódromo de Manaus.

Por Hugo Guimarães

04/02/2024 às 10:30

Foto: Divulgação/Secom

Notícias de ManausA abertura dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial em Manaus, ocorrida neste sábado (03/02), foi marcada por um desfile simbólico que trouxe a Corte do Carnaval 2024, a icônica Kamélia – boneca-símbolo do Carnaval de Manaus – e autoridades como o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, e o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa-AM), Roberto Simonetti Filho. O evento contou com a animação da banda da Polícia Militar do Amazonas, que embalou o desfile ao som de antigas marchinhas de Carnaval.

PUBLICIDADE

O secretário Marcos Apolo Muniz ressaltou a diversidade de atividades do Carnaval na Floresta, destacando que, além dos desfiles das Escolas de Samba, o evento abrange o Carnaboi, o apoio a bandas e blocos em todo o estado, e outras atividades como o Carnaval do Povão na Zona Norte e Zona Leste.

Foto: Divulgação/Secom

Desfiles Competitivos: Um Espetáculo de Cores e Histórias

As Escolas de Samba do Grupo Especial apresentaram enredos criativos, emocionantes e cheios de simbolismo durante os desfiles competitivos. A Unidos do Alvorada abriu os desfiles com o enredo “Adetutu – O Sonho de uma Mãe Africana”, que narrava a criação do mundo sob a ótica da cosmogonia africana.

Na sequência, a Andanças de Ciganos encantou o público com o enredo “Sophia – A Arte da Sabedoria”, destacando a evolução da inteligência e da sabedoria ao longo da história. A Vila da Barra homenageou a figura folclórica Zé Pilintra, enquanto a Reino Unido da Liberdade celebrou “Matriarcas”, exaltando o poder e a sabedoria das mulheres que exercem papéis maternos.

Atual bicampeã, a Mocidade Independente de Aparecida trouxe o enredo “O Madeira é Testemunha. A Floresta, o Berço. Luta, Suor e União para a Eternidade. Aparecida vem mostrar a Saga da Família Cidade”, explorando a migração e a construção de identidade das famílias no Amazonas.

PUBLICIDADE

A Grande Família, da Zona Leste, clamou pela preservação da fauna, flora e povos nativos com o enredo “Kianumaka-Manã – a Protetora da Floresta”. A Vitória Régia destacou a importância da preservação e reciclagem em “Arte e Magia, Samba e Reciclagem: Na Natureza Nada se Cria, Nada se Perde, Tudo se Transforma”. A estreante Dragões do Império emocionou com “Baobá-Rompendo as Correntes da Escravidão”, contando a saga do povo africano escravizado.

A apuração das notas acontecerá na segunda-feira (05/02), revelando as campeãs do Carnaval de Manaus 2024. O evento, além de celebrar a tradição carnavalesca, promoveu a cultura e a expressão artística, enaltecendo a riqueza cultural da região.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Fiscaliza Parlamento

Vereador Rosinaldo Bual já recebeu R$ 234 mil em salários desde que foi preso por suspeita de rachadinha

Transparência da CMM mostra que vereador afastado por decisão judicial continuou recebendo entre outubro de 2025 e junho de 2026.

há 11 minutos

Amazonas

MP denuncia pai e meio-irmão por homicídio e ocultação de cadáver em Manicoré

Segundo o Ministério Público do Amazonas, vítima foi morta durante viagem em uma balsa de garimpo.

há 27 minutos

Amazonas

Festa do Cupuaçu começa em Presidente Figueiredo com shows nacionais e programação gratuita

Evento reúne atrações culturais, gastronomia, economia criativa e feira agroindustrial até domingo (2), consolidando-se como um dos maiores festivais do Amazonas.

há 50 minutos

Amazonas

MPF pede R$ 1,5 bilhão de grupo acusado de garimpo ilegal em Maués por danos ambientais

Ação civil pública aponta exploração clandestina de ouro na Floresta Nacional do Urupadi e cobra recuperação da área degradada.

há 52 minutos

Manaus

Vendedor assaltado dentro do Manauara Shopping será indenizado após falha na segurança, decide Justiça

Sentença reconhece falha na prestação do serviço e condena o Manauara Shopping a pagar indenização por danos morais e materiais.

há 1 hora