Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Executor do “tribunal do crime” ligado ao Comando Vermelho é condenado a 63 anos de prisão em Manaus

Elielton Viana Barros é responsável por chocante crime de 2018.

Por Marcia Jornalist

04/07/2025 às 09:58 - Atualizado em 05/08/2025 às 14:35

Notícias de Manaus – Elielton Viana Barros, apontado como executor do chamado “tribunal do crime” vinculado à facção Comando Vermelho (CV), foi condenado a 63 anos de prisão por triplo homicídio qualificado em Manaus. A sentença foi proferida nesta quinta-feira (3/7), após julgamento no Tribunal do Júri, resultado de denúncia apresentada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).

PUBLICIDADE

Segundo as investigações da Polícia Civil, os crimes ocorreram em 29 de novembro de 2018, em uma área de mata no conjunto Tiradentes, bairro Coroado, zona leste da capital. Na ocasião, três jovens foram sequestrados, levados até o local por Elielton e outros oito criminosos, onde foram brutalmente torturados e executados a tiros.

O promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, que representou o MP no julgamento, classificou a condenação como um avanço expressivo no enfrentamento ao crime organizado no Estado. “A sentença demonstra que os chamados ‘tribunais do crime’ não passam de uma farsa criminosa que será combatida com todo o rigor da lei. Não há jurisdição paralela no Brasil; apenas o Poder Judiciário tem competência para julgar”, declarou.

LEIA MAIS: Homem é preso após aplicar mais de 27 golpes avaliados em R$ 93,2 mil em Manaus

A atuação do MP e das forças de segurança foi decisiva para desmontar o esquema que envolvia julgamentos clandestinos e execuções sumárias promovidas por facções como o Comando Vermelho, que há anos disputam territórios e impõem o medo em comunidades periféricas de Manaus.

O julgamento de Elielton Barros é simbólico não apenas pelo tempo de reclusão imposto — mais de seis décadas —, mas por representar a resposta institucional contra o avanço de práticas típicas de milícias e facções, como os chamados “tribunais do crime”, onde criminosos se colocam como juízes e carrascos.

O Ministério Público reforçou que continuará atuando com firmeza no combate às organizações criminosas que desafiam a autoridade do Estado e ameaçam o direito à vida e à segurança da população. A sentença foi considerada uma vitória não apenas jurídica, mas social, no contexto da luta constante contra a criminalidade organizada no Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Juíza determina remoção de 11 publicações contra vereador Eurico Tavares no Instagram

TRE-AM entendeu, em decisão liminar, que postagens continham informações falsas e configuravam propaganda eleitoral antecipada negativa.

há 1 minuto

Polícia

Polícia apreende embarcações usadas por piratas após ataque a pescadores no Rio Solimões

Criminosos agrediram tripulantes, roubaram um barco pesqueiro e trocaram tiros com policiais durante perseguição no interior do Amazonas.

há 49 minutos

Colunas

Renan 10%… O Eclipse da Direita Populista e o Fator Coringa

Como Renan Santos começa a ocupar o vazio produzido pela crise do bolsonarismo e arrogância da esquerda anti-comuniação digital.

há 1 hora

Brasil

Tereza Cristina aceita ser vice de Flávio Bolsonaro, mas PP barra aliança com desculpa de neutralidade

Candidato do PL afirma que senadora aceitou o convite para compor a chapa presidencial, porém o PP informou que permanecerá neutro no pleito.

há 1 hora

Manaus

Incêndio provoca intensa fumaça preta e assusta moradores do bairro Nova Cidade em Manaus

Chamas atingiram uma área de mata na Avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, e provocaram uma intensa fumaça visível de diferentes pontos da região.

há 2 horas