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Falsa assistente social furta casas em Manaus e prefeitura alerta população

Conforme denúncia ela entra nas residências relatando promessas de cestas básicas, remédios e afins.

  • Por AM POST

  • 07/06/2023 às 14:32

  • Leitura em três minutos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), alerta a população manauara, em especial os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital, sobre uma suspeita de furto qualificado que está atuando no bairro Lírio do Vale, na zona Oeste, se apresentando à residência de comunitários como assistente social.

De acordo com moradores do bairro, a suspeita realiza inscrições para o suposto recebimento de uma cesta básica a ser retirada no equipamento responsável pela área de abrangência e, logo em seguida, realiza o furto de diversos objetos de valor, quantias em dinheiro, cartões e documentos básicos, após os instruir a comparecer imediatamente ao setor responsável pela entrega do benefício e deixar a casa sob seus cuidados.

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“Recebemos, hoje, na sede da secretaria, alguns dos usuários que foram vítimas dessa pessoa, relatando promessas de cestas básicas, remédios e afins. É importante lembrar que nossas equipes realizam, sim, visitas técnicas, mas apenas sob solicitação prévia. Além disso, em nenhum momento, solicitamos que o usuário se ausente da própria residência enquanto permanecemos ali, isso não é prática de um assistente social e muito menos de um de nossos técnicos”, destacou o secretário titular da Semasc, Eduardo Lucas.

Acerca da distribuição de cestas básicas e outros benefícios eventuais, o chefe da divisão de Serviços Socioassistenciais, Benedito Melo Marinho, ressalta, ainda, que todas as tratativas necessárias para o recebimento são realizadas somente nos equipamentos e nunca em domicílio, salvo em situações extraordinárias, como no caso de desastres ambientais ou outros tipos de sinistro.

“Todo o nosso corpo técnico é instruído a realizar visitas aos nossos usuários somente após o processo de escuta qualificada, desenvolvido dentro de nossas unidades de atendimento. A equipe técnica se apresenta à residência do usuário que solicitou a visita para dar continuidade ao diagnóstico social e apenas após a coleta e o registro de todas essas informações, junto à população, é que deliberamos a entrega de cestas básicas, a inserção em programas sociais e outras políticas públicas. De forma alguma, nós nos encaminhamos à residência de nossos usuários sem antes passar por essas etapas”, detalhou.

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Canais de denúncia e Ouvidoria
Em caso de irregularidades no atendimento ou nos serviços prestados pela Semasc constados pelos usuários, a população pode formalizar suas manifestações a partir do número (92) 98842-2954 ou ainda pelo e-mail [email protected].

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